Asas que podem ser partidas
Publicidade
Tempo de reconciliação
A inauguração da reforma numa unidade de saúde, sexta-feira última em Campina Grande, demonstrou o quanto a política é dinâmica e imprevisível.
Houve, por exemplo, um longo abraço da vereadora Ivonete Ludgério no senador Veneziano Vital, e do prefeito Bruno Cunha Lima no ex-vereador Nelson Gomes Filho, que na última semana se filiou ao Podemos do deputado Romero Rodrigues.
´Aranhou´
O fato de a vereadora Fabiana (esposa de Nelson) não ter sido aceita no Podemos, ensejou uma fissura na sabida amizade (e parceria) entre o ex-vereador e o ex-prefeito.
´Replay´
Aliás, a reta final do prazo de filiações igualmente proporcionou outro atrito: entre o prefeito Bruno e o vereador-presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos).
Novidades…
Por sinal, amigo leitor, o capítulo da troca de partidos entre postulantes à vereança ainda não está encerrado em Campina Grande.
… Por vir
Vários pretendentes assinaram fichas de filiação em mais de um partido e têm agora que esperar a atualização do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral, uma vez que vai prevalecer o último registro feito dentro do prazo legal.
Tríplice filiação
É emblemático o caso de um ´debutante´ no processo eleitoral campinense, conhecido como ´Márcio da Eletropolo´ – na verdade, ele é genro do proprietário da referida empresa do setor elétrico.
Márcio assinou fichas de filiação no Progressistas, no MDB e no Podemos.
Da boca de…
“… O Supremo Tribunal Federal não pode ser insuscetível de críticas e tampouco insuscetível de aprimoramentos…” (senador Rodrigo Pacheco, PSD-MG, presidente do Senado Federal).
Concentração
O Brasil conta atualmente com 576 mil médicos. Desse total, 52,4% atuam nas 27 capitais do país.
Séquito
O ´supersecretário´ de Saúde do Estado (e ainda prefeitável pelo PSB) Jhony Bezerra foi prestigiar o ´Dia D´ da vacinação, sábado último, no bairro de José Pinheiro, em Campina, acompanhado de vereadores oposicionistas.
Sinal dos…
O ex-candidato a governador Nilvan Ferreira (Republicanos) estava muito distante quando da recente passagem de Jair Bolsonaro (PL) por João Pessoa.
… Tempos
A opção do agora pré-candidato a prefeito de Santa Rita foi visitar cidades no interior de São Paulo para ´conhecer experiências administrativas´.
´Vem comigo´
Bolsonaro se despediu dos paraibanos, no final de semana, convidando os aliados para um ato público que fará no próximo domingo na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
´Exército´
A gigantesca multinacional Uber informou que ultrapassou o patamar de 1 milhão de motoristas e entregadores cadastrados no Brasil.
No domicílio
O deputado estadual Tovar Correia Lima abriu outra frente de confrontação interna no PSDB: vai apoiar na cidade de Lagoa Seca um adversário do presidente estadual do seu partido, deputado Fábio Ramalho: o candidato a prefeito Jácome (PSD).
Outro fronte
Fábio também teve um – digamos – ´diálogo´ mais apimentado com o vereador Luciano Breno (Avante), líder do bloco governista em Campina Grande.
Afastamento
O grupo 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, que controla empresas como a Ambev e as Americanas, oficializou o seu total desligamento da empresa Kraft Heinz (de condimentos), da qual era acionista.
Estreia
Na última semana houve o ´batismo´ da jornalista Waléria Assunção no serviço público, mais precisamente na gerência regional da Causa Animal.
´Pata´
Entre lágrimas, ela se permitiu fazer uma alegoria retórica na frente do governador João Azevedo: “Hoje a gente tem uma ´pata´ forte a nos ajudar.
Bandeira
Ela defendeu que o Estado abrace a defesa da criação (sob a inspiração do SUS) do SUP – Serviço Único PET.
Tem mais gente
“Temos não uma, mas várias ´patas´ no governo” em defesa da causa animal, adendou Fabíola Resende, que é a gerente estadual da Causa Animal.
Só retórica
Em seu discurso, o ´supersecretário´ Jhony Bezerra mirou a prefeitura campinense: “O governo municipal já prometeu diversas ações voltadas à causa animal, e nada aconteceu”.
“Operoso”
Em sua ´estreia´ nos palanques governistas, o vereador Olímpio Oliveira (Podemos) – legenda presidida pelo deputado Romero Rodrigues – qualificou Jhony como “um operoso secretário”.
Satisfação
“Como é bom estar ao lado de quem honra a palavra e o compromisso”, grifou o edil se reportando ao secretário e a João Azevedo.
Sem lista
Olímpio recordou ao governador que no contato inicial entre ambos, “ao contrário dos demais edis, não entreguei uma relação de pessoas para nomear”.
“João é diferenciado!” – exclamou.
Castração
Orador seguinte, o deputado estadual (e prefeitável) Inácio Falcão (PCdoB) afirmou que João Azevedo “tem um coração gigante”, condenando em seguida o fato de Waléria, em sua experiência profissional anterior, ter tido “a sua voz castrada”.
Paralisia
Em seu discurso, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) registrou que “as coisas na gestão municipal” não andam, “e se você tentar fazer algo (ele foi vice-prefeito entre 2020 e 2022), as coisas andam de ré”.
E repetiu a expressão Olímpio sobre Jhony: “Secretário operante”.
Afago
O governador disse aos presentes que “garantir que o Estado não perca tempo com coisas pequenas”, como tem feito a sua base política na Assembleia Legislativa, é “algo fundamental”.
Diferenciado
Ele se reportou ao secretário Jhony e disse que com ele “a Saúde na Paraíba entrou noutro patamar”.
Desde o começo
João observou que “desde 2019 decidimos fazer o enfrentamento dos problemas da saúde de forma estruturada”.
2ª feira filosófica
“É a causa, e não a morte, que faz o mártir”.
Napoleão Bonaparte.
´Asa dura´
Quarta-feira próxima, o governo federal lançará o programa de bilhetes aéreos por até R$ 200,00 para aposentados do INSS e estudantes do Prouni que não viajaram nos últimos doze meses.
Dúvida no ar
Ninguém estranhe se o PSDB – subitamente e por força de ´gincanas´ na legislação – não disputar vagas para a Câmara Municipal de Campina Grande em outubro próximo.
O ´mago´ vai voltar à ribalta…
Publicidade