Arimatéa Souza

As ´entrelinhas´ do prefeito

Arimatéa Souza
Publicado em 22 de julho de 2025 às 0:05

coluna aparte

Foto: Leonardo Silva

Publicidade

Números apavorantes

No mês de junho último, o Hospital de Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, registrou 1.128 acidentes envolvendo motocicletas e 161 atendimentos por ´violência autoprovocada´ (tentativa de suicídio).

No semestre recém concluído, as estatísticas mostram 5.178 atendimentos por conta de acidentes com motos e 841 entradas por ´violência autoprovocada´ – média de diária de quase cinco casos.

´Brilho nos olhos´

De acordo com o jornal Valor Econômico, já chegou ao conhecimento do ´Palácio do Planalto´ (presidente Lula) que o presidente da Câmara Federal, paraibano Hugo Motta (Republicanos), “tem ambições” em torno de diretorias da Caixa Econômica Federal.

´Dotes´

Nas negociações para recompor sua base de apoio no Congresso, as diretorias dos bancos públicos vêm sendo discutidas como possível moeda de troca pelo governo, frisou o jornal.

Em gestação

A publicação acrescenta que na Caixa a criação de duas novas diretorias – uma mais técnica, e outra dividindo a área de financiamento imobiliário, a joia da coroa do grupo financeiro de controle federal – está em pauta.

Linha de passe

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), este último pré-candidato a senador, fizeram agendas comuns e pré-eleitorais no último final de semana.

Para o …

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga aproximadamente 1 milhão de benefícios suspeitos de irregularidade por mês.

… Ralo

A perda estimada é de R$ 15 bilhões por ano, o equivalente a quase 1,5% dos gastos previstos com a Previdência em 2025, destacou o jornal O Globo.

Lupa

Os pagamentos sob suspeita são incluídos no Monitoramento Operacional de Benefícios (MOB), a partir de indícios levantados por órgãos de controle e pelo setor de inteligência do INSS.

Próxima atração

Um picadeiro de circo, para sediar apresentações teatrais. Eis uma das novidades previstas para os festejos juninos de 2026 na Vila Sítio São João, em Campina Grande.

Da boca de…

“… É o ´minha taxa, minha vida´, o único programa novo do Lula 3…” (senador Ciro Nogueira, do Piauí, presidente nacional do Progressistas).

Vai recorrer

A assessoria da suplente de vereadora pelo Republicanos em Campina Grande, médica Tatiana Medeiros, confirmou que vai recorrer contra recente decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que manteve o mandato da vereadora Ana Cardoso (Republicanos-CG), sem a apreciação do mérito do recurso protocolado.

´Nunca antes´

Em sua edição de ontem, o jornal Folha de São Paulo noticiou que a Câmara dos Deputados “gasta mais de R$ 1 bilhão por ano em salários, gratificações e auxílios pagos a funcionários cuja jornada de trabalho não é controlada nem fiscalizada”.

O detalhe

Conforme a publicação, o valor “bateu recorde” na gestão do presidente Hugo Motta.

Sintonizados

O prefeito Cícero Lucena (PP-JP) abordou, ontem, em entrevista, a pública afinação que tem sido observada entre ele e o deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos).

Transparente

“Sempre que políticos se encontram tratam de política, como jogador de futebol trata de futebol. A minha conversa com Adriano é muito clara. Eu tenho colocado meu nome à disposição (para disputar o governo da Paraíba), se for da vontade do povo da Paraíba. Ele também tem feito isso; Lucas (Ribeiro) tem feito e outros”, assinalou o prefeito.

Alternativas

Cícero ponderou que “eu acho que isso é importante nessa fase: a gente ter mais de um pretenso candidato e estabelecer critérios para escolher”.

Reciprocidade

“Eu tenho dito e tenho repetido: se tiver alguém da nossa base que esteja em melhores condições do que eu, na vontade do povo, com certeza terá o meu apoio e a minha solidariedade, como também espero que isso seja recíproco”, acentuou Cícero.

Improcedente

Confrontado com a possibilidade de vir a migrar para a oposição, o prefeito respondeu negativamente, argumentando que “se eu estou defendendo exatamente a preocupação de termos não um candidato, mas o sucessor que venha a dar continuidade a esse projeto que está implantado hoje na Paraíba”.

Quem escolhe

“Isso (especulação) é por demais normal e natural na política. Não é normal é imposição de nomes. Mas escolher aquele que melhor, que o povo, que é quem vota, está querendo é um processo normal e democrático. Por isso que eu citei que tem três candidatos que hoje são da base do governo”, frisou Lucena.

Interação

Ainda sobre acenos da oposição: “É natural que a oposição, nesse momento, fique também com perspectiva. E como eu sou uma pessoa construtora de relacionamento, a minha vida, a minha história estabelece isso, é por demais natural que eu e outros se encontrem com o pessoal da oposição nesses eventos, nessas festas que estão tendo em toda a Paraíba”, discorreu o prefeito.

O foco acima do partido

Indagado sobre a sua permanência no Progressistas, Cícero Lucena derivou: “Eu não vou tratar de especulação. Eu quero é DEFENDER a minha candidatura dentro dessa base aliada que hoje existe com o governo”.

 

Ex-ministro da Saúde pensando ´lá na frente´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande