Arimatéa Souza

As bases da ´paz´ em Campina

Arimatéa Souza
Publicado em 14 de março de 2024 às 0:08

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

O ´cérebro do golpe´

O brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, ex-comandante da Aeronáutica, disse à Polícia Federal que o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, prestava assessoria jurídica para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na suposta preparação de um golpe de Estado em 2022.

O militar afirmou aos investigadores que participou de uma reunião com Bolsonaro para discutir a minuta do decreto do golpe, mas que se colocou contra a medida – noticiou o jornal O Globo.

Quase deu sono

Foi longa – tipo 2 horas e meia – a conversa mantida entre o ex-senador Cássio Cunha Lima e o deputado Tovar Correia Lima (PSDB), na semana passada em Brasília.

Outra rodada

Para o dia de ontem, estava previsto outro diálogo prolongado de Cássio com o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos).

Suporte retórico

Ainda sobre o ex-senador. Ele participa das articulações para que o MDB e o União Brasil apoiem, em João Pessoa, a candidatura a prefeito do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos).

´Feito um raio´

Passou ligeiro – no tal ´regime de urgência´ – na Câmara Federal o projeto de lei que dá ao próprio Legislativo o poder de renovar as concessões das distribuidoras de energia elétrica (são aproximadamente 20).

O detalhe

No presente, quem decide se as concessões são renovadas é a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Da boca de…

“… Nilvan Ferreira é um homem inteligente e foi para Santa Rita. Ele era burro até um dia desses…” (deputado João Gonçalves, do PSB, na tribuna da Assembleia Legislativa).

´Cabreiro´

Delegado de carreira da Polícia Civil, o deputado estadual Wallber Virgolino (PL) já está pra lá de desconfiado com os passos recentes – e até céleres – de seu companheiro de palanque em 2022, o radialista Nilvan Ferreira, que está a caminho do Republicanos.

De peso

A Natura e a empresa aérea Azul estão entre as empresas que deverão patrocinar a edição 2024 do Maior São João do Mundo.

Rito

Está marcada para o dia 26 próximo, de forma remota, a diplomação do empresário João Costa, do União Brasil, como novo prefeito da cidade de Massaranduba.

O detalhe

Existe a possibilidade de a posse na Câmara de Vereadores ocorrer no mesmo dia.

´In loco´

Marconi Perillo, ex-governador de Goiás e atual presidente nacional do PSDB, esteve ontem na Paraíba para se inteirar acerca da situação da legenda no Estado e das projeções para as eleições municipais.

Anfitriões

Os seus interlocutores foram o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente estadual do partido, e o ex-candidato a governador Pedro Cunha Lima.

Pensando bem…

Perillo corre o risco de se transformar no ´inventariante´ do PSDB.

O mundo ´capota´

No primeiro ano do governo Lula 3, a maior cota publicitária foi destinada ao Grupo Globo, especialmente aos intervalos do Jornal Nacional.

Dito pelo não dito

Uma decisão judicial anulou uma recente votação no Poder Legislativo de Campina Grande, de autoria do vereador Alexandre Pereira (União) e que trata de um voto de desagravo ao povo de Israel.

O detalhe

Foi uma votação rápida, ao ponto de ser aprovada sem discussão, fato que irritou a bancada de oposição.

Esparadrapo

O ´Estadão´ publicou que a cúpula nacional do Partido Liberal conteve a ala insatisfeita com a pré-candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga à Prefeitura de João Pessoa.

Reaproximação

O grupo preferia o deputado federal Cabo Gilberto Silva, o mais votado do PL.

Agora os dois se aproximaram e o partido comemora.

Vista grossa

Presidente estadual do PSDB, o deputado Fábio Ramalho disse que não tomará a iniciativa de reivindicar na justiça a cassação do mandato do deputado Tovar Correia Lima, caso ele opte por deixar o partido nas próximas semanas.

´Pense bem´

O ´tucano´ ressalvou que a opção de deixar o PSDB é arriscada, porque a temida cassação poderá ser solicitada por outras partes envolvidas, a exemplo dos suplentes – o primeiro deles é o ex-deputado Manoel Ludgério.

O detalhe

Fábio teve ontem, em seu gabinete na Assembleia Legislativa, uma nova e reservada conversa com Tovar.

Acordo estendido 

Em entrevista ao colunista, o presidente do PSDB/PB disse que as bases para se discutir e avançar num acordo em Campina, com vistas às próximas eleições e para evitar um ´racha´ na base governista, seria a materialização de gestos que alcancem as eleições de 2026, a exemplo do anuncio do apoio do MDB (senador Veneziano Vital) e do prefeito Bruno Cunha Lima à pré-candidatura de Romero Rodrigues a governador em 2026.

– Eu acredito claramente nisto! Até porque eu sei que é desejo de Romero estar na (chapa) majoritária de 2026. E isso (apoio antecipado) precisa ser, além de verbalizado através da imprensa, como também de gestos e conversas na classe política para que se possa tentar construir isto – explanou Fábio Ramalho.

 

Um ´Polo´ de ações…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.