´Apito final´ no Senado
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
Sem ´atalho´
O Senado aprovou ontem o Projeto de Lei 1.546/2024, que elimina os descontos de mensalidades associativas nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
É de autoria do deputado paraibano Murilo Galdino (Republicanos).
Subsídios legais
O deputado Chió (Rede de Sustentabilidade) solicitou que a Assembleia Legislativa da Paraíba confeccione uma “coletânea” de leis que versam sobre a pessoa idosa, visando a distribuição em órgãos públicos e entidades beneficentes, entre outros espaços comuns.
´Arranhado´
A (re) filiação de Nilvan Ferreira ao Partido Liberal na Paraíba, rotulada como de ´goela abaixo´, abateu a ´blindagem´ que as lideranças do partido conferiam ao presidente estadual, o ex-ministro Marcelo Queiroga.
´Pairando no ar´
Há, reservadamente, a sensação de que Queiroga vislumbra ganhos de natureza pessoal/eleitoral nesse ´repatriamento´.
“Porta dos fundos”
“Quem vem e entra pela porta dos fundos, não será bem recepcionado”, comentou o deputado estadual Sargento Neto (PL).
Mas ele fez uma ressalva: “Vindo uma determinação superior (Bolsonaro), a gente acata”.
Da boca de…
“… As pessoas que moram perto de reservatórios da Cagepa estão com medo, e com razão, logicamente. Quem não ficaria? Eu ficaria! É preciso fazer uma ação concreta e rápida. Mas nós fazemos parte do grupo que não se esconde…” (vereador Wellington Cobra, do PSB, na sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal de Campina Grande).
Pode demorar
Indagado sobre para quem será o seu ´segundo voto´ para senador, o vice-prefeito pessoense Léo Bezerra (PSB) respondeu que “no momento certo nós vamos tomar a decisão”.
Em tempo
O seu ´primeiro voto´ para o Senado é destinado ao governador João Azevedo (PSB).
Mais um
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, dias atrás, a criação do partido Missão, originado no Movimento Brasil Livre (MBL).
Trata-se da 30ª sigla política legalizada do país. Possui ´viés de direita´ e tem à sua frente Renan Santos.
O detalhe
O Partido Missão deverá dispor de aproximadamente R$ 4 milhões para fazer a campanha eleitoral do ano que vem.
´Passaporte´
O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), e o governador do Pará, Helder Barbalho, confirmaram presença na filiação do prefeito Cícero Lucena ao partido, na tarde da próxima segunda-feira, em João Pessoa.
Da boca de…
“… Lula voa, mas é um bimotor. Basta surgir um jato da oposição para olhá-lo de cima…” (senador Ciro Nogueira, do Piauí, presidente nacional do Progressistas).
Fazendo fila
A bancada de oposição na Câmara Municipal de Campina Grande optou por ´dobrar a aposta´ e no dia de ontem protocolou outro pedido de instalação de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito).
Novo alvo
Dessa vez, esclareceu o líder da bancada, Anderson Almeida (PSB), é para averiguar as denúncias que envolvem um processo licitatório atinente à Secretaria municipal de Saúde.
A comissão já foi batizada de ´CPI da Lavanderia´.
Descontentamento
Edinho Silva, presidente nacional do PT, criticou em entrevista ao portal Uol/Folha a postura do presidente da Câmara Federal, o paraibano Hugo Motta (Republicanos), na condução da tramitação de propostas no âmbito da segurança pública, notadamente a relatoria do projeto de lei ´Antifacção´, entregue ao deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que estava licenciado e atuava como secretário de Segurança Pública de São Paulo.
“Partidarizou”
“(Hugo) cria um instrumento de partidarização, porque o Derrite é secretário de Segurança Pública de um governador (Tarcísio de Freitas – REP-SP) que tem sistematicamente atacado o governo do presidente Lula e tem feito oposição de forma sistemática”, comentou o dirigente petista.
“Interdita o diálogo”
Para Edinho, no momento em que você “retira alguém, que nem no parlamento está, de uma Secretaria vinculada ao governador que é um dos líderes desse movimento de oposição, você efetivamente partidariza. E quando você partidariza, interdita o diálogo. Você interdita a possibilidade de nós construirmos um consenso”.
´Homem…
Foi aprovado ontem, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o projeto que promove a profissionalização da arbitragem brasileira.
A proposta segue para apreciação na Câmara Federal.
… Do Apito´
A proposta foi idealizada pelos senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) e Romário (PL/RJ) e tramitava desde 2019.
Formalização de vinculo
O texto, conforme o ´Estadão´, propõe a homologação do vínculo empregatício entre a arbitragem e as federações estaduais e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Esse vínculo fará com que os profissionais possam receber remuneração fixa – atualmente, os valores que um árbitro recebe por mês sofrem grande variação e dependem do número de partidas em que ele trabalhou.
O projeto também estabelece que os profissionais tenham acesso a diversos direitos trabalhistas garantidos.
Mudança na rede hospitalar estadual…
Publicidade