Arimatéa Souza

Cabeça ´careca´ que começa a ficar arrepiada

Arimatéa Souza
Publicado em 30 de dezembro de 2025 às 0:06

arimatea souza

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

A ´legião´ dos deserdados

Um ano após a conclusão de seus mandatos, ex-vereadores campinenses que apoiaram o prefeitável Jhony Bezerra (PSB) – com a retaguarda do governador João Azevedo (PSB) – permanecem à margem dos espaços políticos prometidos e/ou sinalizados quando do processo eleitoral de 2024.

A saber: Marinaldo Cardoso, ex-candidato a vice-prefeito, que seria secretário de estado diante de um eventual insucesso eleitoral; e os também ex-vereadores Márcio Melo (Podemos), Napoleão Maracajá (PT), Fátima do Pedregal (PSB) e Eva Gouveia (PSD).

Isso sem contar os suplentes de vereador da atual legislatura.

Pergunta de mesa de bar

Essa turma está empolgada para votar em João Azevedo para senador?

Bispos

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou uma mensagem de fim de ano direcionada à comunidade católica e à população brasileira, assinada por sua direção que tem à frente o presidente Dom Jaime Spengler (cardeal), arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS.

Confira alguns trechos.

Esperança e preocupação

“Dirigimo-nos ao povo brasileiro com uma mensagem de esperança, mas, ao mesmo tempo, de grave preocupação. Como pastores, exultamos com as vitórias e conquistas e nos inquietamos – e até nos indignamos! – com alguns retrocessos no campo da ética e do cuidado com os pobres.

Boas novas

“Neste ano, são várias as notícias que nos fazem felizes e renovam nossas esperanças. No âmbito da saúde, ficamos felizes com o aumento da taxa média de médicos pelo número de habitantes e agradecemos a Deus pelo Sistema Único de Saúde (…) Constatamos experiências positivas.

Retrocessos

“Contudo, há também várias situações que nos entristecem e preocupam. No âmbito da convivência democrática, o ano de 2025 foi marcado por profundas tensões e retrocessos sociais, que deixaram feridas abertas no tecido social.

Ética em baixa

“Algumas experiências fragilizaram seriamente a confiança nas instituições (…) O enfraquecimento da ética e o aumento da corrupção na vida pública; a fragilização dos mecanismos democráticos, por causa de interesses econômicos e disputas de poder; a flexibilização de marcos legais essenciais, como a Lei da Ficha Limpa.

Intolerância em alta

Segue: “O aumento da violência, especialmente o feminicídio e outros crimes motivados pela intolerância; a perda de decoro e a falta de responsabilidade por parte de algumas autoridades, especialmente do nosso Congresso Nacional.

Perseverar

“O poeta Thiago de Mello traduz esse valor numa bela imagem: ´Faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar´. A presença do Deus que se faz criança, simples e próxima, renova nossa convicção de que nenhuma escuridão é definitiva e que a esperança é força transformadora para quem caminha em busca do bem comum.

A vida é intransponível

“Por isso, reafirmamos que nenhum projeto político pode se sobrepor à vida, ao respeito à pessoa humana, à justiça social e ao cuidado com a casa comum.

“Cuidado e promoção”

“A democracia, com sua exigência de diálogo, suas instituições, seus freios e contrapesos, é patrimônio do povo brasileiro e precisa de cuidado e promoção. Embora imperfeita, ela é terreno fértil onde a justiça e a verdade podem se abraçar e florescer”.

Tesourada

As medidas de ajuste na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que enfrenta um déficit bilionário, passarão pelo fechamento de 1.000 agências e a demissão de aproximadamente 15 mil funcionários até meados de 2027.

Aporte

Neste final de semana, foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União o extrato do empréstimo de R$ 12 bilhões para os Correios.

O dinheiro será usado para a reestruturação econômico-financeira da estatal.

´Estetoscópio´

Apenas com planos de saúde, as dívidas dos Correios chegam a R$ 740 milhões.

São 193 mil beneficiários, entre servidores da ativa, aposentados e dependentes.

Microfone

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP-PB) – que começa esta semana a contagem regressiva para assumir o comando administrativo da Paraíba no começo de abril próximo – reuniu ontem os profissionais de imprensa de Campina Grande para um café da manhã.

Ele concedeu uma entrevista, cuja síntese você confere a seguir.

Balanço do ano

“Gratidão a 2025, um ano de muitas entregas, de muito trabalho. Eu quero agradecer primeiro a Deus, por nos dar saúde, por nos dar força para a gente cumprir essa missão. E agradecer ao povo da Paraíba, que por onde a gente passa recebe esse carinho, que eu sei que é fruto do nosso trabalho; fruto das entregas e das realizações que o nosso governo tem feito”.

Escolha do vice

“Será, acima de tudo, um vice que acredite e que defenda o projeto que nós representamos; acredite e defenda essa Paraíba que não para de crescer, de se desenvolver; que por mais um ano consegue ser o maior PIB (produto interno bruto) do Nordeste”.

Prefeito de Patos

Possibilidade de Nabor Wanderley (Republicanos) vir a ser o seu vice: “Da minha parte esclareço que não houve nenhuma conversa, absolutamente nenhuma conversa (nesse sentido), até porque eu estive sábado com o presidente Hugo Motta (filho de Nabor), estive com o governador, com todos os representantes do nosso do arco de alianças, inclusive com Nabor, como pré-candidato ao Senado (…) Não passa de especulação essa questão”.

Ida a Brasília

(houve algum pedido de Lula sobre Nabor?): “Não, não houve nenhum pedido nesse sentido. Na verdade, até porque ali foi um momento mais de confraternização, um momento de posse do ministro Gustavo Feliciano (Turismo). Não houve nada nesse sentido”.

União Brasil no governo

(facilita a federação PP/União apoiar o seu nome para governador?) “Com certeza. Se a gente já tinha a certeza e a convicção de que a federação estaria defendendo esse projeto, agora é mais um entrave que a gente vence. O União Brasil estava lá (na posse do novo ministro), inclusive o presidente Antonio Rueda (do União Brasil) comemorando e celebrando a chegada do ministro Gustavo Feliciano no Ministério do Turismo. É mais um passo para a consolidação da federação e desse apoio aqui na Paraíba”.

Sem resposta

“Eu não tenho que dar satisfação a ele nem a ninguém (…) A única satisfação que eu terei a dar é ao povo da Paraíba, porque foi ele que nos colocou aqui. É a ele a quem devemos satisfação e a quem devemos prestar contas do nosso trabalho”.

(sobre a recente declaração do prefeito Cícero Lucena (MDB-JP), segundo a qual Lucas terá um ´tutor´ quando assumir o governo da Paraíba).

Campina na campanha

“Campina é a nossa base, é de onde eu saí e o motivo pelo qual eu estou aqui hoje como vice-governador, representando Campina Grande (…) Graças a Deus, trabalhando muito por Campina, honrando a minha cidade”.

Candidatura imposta?

“O que eu tenho a dizer é que se fosse uma imposição as ruas não estariam correspondendo. E o que a gente vê são as pessoas cada dia mais confiando nesse projeto (…) Uma Paraíba que tem avançado em todas as áreas, desde educação, saúde, infraestrutura, e que a gente quer olhar para frente, a gente não quer dar passos para trás e revisitar coisas do passado”.

Debandada

Apoio do deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) a Cícero Lucena: “Cada um faz suas escolhas, a gente tem que respeitar e seguir em frente”.

A força da toga e do sobrenome

A quantidade de processos conduzidos pela advogada Viviane Barci de Moraes nas cortes superiores saltou de 27 para 152 após o marido dela, Alexandre de Moraes, assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal, em março de 2017, noticiou o jornal O Estado de São Paulo.

São 22 processos no STF e 130 no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Nos 16 anos anteriores, o escritório da família Barci de Moraes trabalhou em nove ações no STF e 18 no STJ. Ou seja, 85% dos processos em que a advogada participou nas cortes superiores foram abertos após Moraes chegar ao STF.

 

Analogia bíblica em solo paraibano: Pedro consolida-se no cristianismo após a Semana Santa (Páscoa)…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com