A ´valsa´ de Romero em pleno forró
Publicidade
Recíproca criminalização
Posição do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, acerca do debate reinstalado no país sobre o aborto, em função de um projeto de lei que tramita na Câmara Federal.
A proposta equipara a prática abortiva após a 22ª semana de gravidez ao homicídio, em termos de tipificação no Código Penal.
O posicionamento é de 2016 e foi resgatado pelo próprio Barroso: “Deixe-se bem claro: a reprovação moral do aborto por grupos religiosos ou por quem quer que seja é perfeitamente legítima. Todos têm o direito de se expressar e de defender dogmas, valores e convicções. O que refoge à razão pública é a possibilidade de um dos lados, em um tema eticamente controvertido, criminalizar a posição do outro”.
Retrovisor
O Tribunal de Contas do Estado ´exumou´ mais uma pendência relacionada à administração do ex-governador Ricardo Coutinho.
Notificados
Os ex-secretários de Administração do Estado – Gilberto Carneiro da Gama, Livânia Maria da Silva Farias e Antônio Fernandes Neto – foram notificados para (em 30 dias) encaminhar justificativas acerca da contratação de empresa para gerenciamento de frota.
Indícios
De acordo com o TCE, a aludida contratação à empresa Nutricash pode ter resultado num prejuízo para os cofres públicos da ordem de R$ 45 milhões.
Objeto
Os contratos tinham a finalidade de realizar o serviço de gerenciamento e abastecimento de combustíveis da frota de veículos do Estado, através da tecnologia de cartão eletrônico.
Tempo esquentou
Foi ´caliente´ o bate-boca travado no plenário da Câmara Municipal de Campina Grande, ontem, entre os vereadores Pimentel Filho (PSB) e Luciano Breno (Avante).
Quase piora
A sorte – para ambos e para o decoro parlamentar – é que estavam fisicamente distantes no plenário.
Operação de crédito
O pano de fundo da discussão é um projeto remetido pelo Poder Executivo para a formalização da adesão de Campina ao ´PAC dos Ônibus´ do governo federal, que destina à cidade 50 ônibus, em forma de empréstimo subsidiado, com a intenção de melhorar a ´idade´ da frota e promover a redução da tarifa para o usuário, por subtrair da planilha de custos o item da compra de veículos.
Nova tentativa
A matéria não foi votada e foi convocada uma nova sessão extraordinária para as 16 horas desta segunda-feira, uma vez que o prazo para adesão ao ´PAC´ termina no dia 2 de julho (3ª feira próxima).
Sem unificação
Em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM (104.1) – líder na audiência regional no horário –, a prefeitável Rosália Lucas (PSD) disse que é possível que a oposição em Campina Grande tenha duas candidaturas a prefeito no 1º turno das eleições deste ano.
O que falta
Para Rosália, “a população clama por mudanças” nas eleições deste ano.
“Falta gestão, menos discurso e mais atuação junto às pessoas”, enfatizou.
Travada
´Engasgou´ a indicação feita pelo PDT de Campina Grande ao governador João Azevedo (PSB) para o cargo de secretário executivo de Inovação do Estado: o ex-vereador Antonio Pereira, que (no desejo partidário) sucederia o seu filho e prefeitável André Ribeiro.
Na justiça
Está tramitando uma ação, proposta pela bancada de oposição na Câmara Municipal de Campina Grande, para a instalação de duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs).
Agora é Lula
“Vocês acham que eu quero um país igual à Rússia? Vocês acham que eu quero um país igual a Cuba? Não. Eu quero um país com um padrão de vida igual à Suécia, à Dinamarca, à Alemanha. É esse país que eu sonho para a classe trabalhadora brasileira”.
Presidente, esta semana, em entrevista ao portal Uol.
Sábado é dia de poesia
“… Me leva onde eu quero ir/ Se quiser, também pode vir/ Escuta o meu coração/ Que bate no compasso/ Da zabumba de paixão…” (Falamansa).
Serviço
Veja a música aqui.
Plataforma…
Recentemente, a Câmara Municipal de Campina Grande prestou uma homenagem (medalhas) aos diretores do Hospital de Trauma Dom Luís Fernandes – Sebastião Viana e Pedro Segundo.
… De lançamento
O evento serviu para o ´batismo´ na tribuna de Kallyna Dias, esposa de Pedro Segundo.
Ela é pré-candidata à vereança nas próximas eleições pelo PSB.
´Energético´
Está em cogitação a possibilidade de o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro disputar um mandato de vereador em Campina Grande nas eleições deste ano, como forma de fortalecer a chapa proporcional do Progressistas.
Solto a língua
Ao cabo de um silêncio (diante dos microfones) de meses, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) concedeu na última quinta-feira uma rápida entrevista na cidade de Lagoa Seca.
Mesmo assim, falou pouco e disse quase nada.
´Conjugadas´
Indagado se já havia decidido disputar novamente a prefeitura ou apoiar a reeleição do prefeito Bruno, assim respondeu o ex-prefeito: “Então, imagine só. Como não temos uma resposta, nós não temos a outra. Uma coisa prende a outra”.
Banda larga
Em seguida, Romero verbalizou palavras que aprofundam a incógnita em torno de sua participação na sucessão campinense: “A gente vai conversar com todo mundo, com tranquilidade, sem nenhum problema”.
Irrespondível
“Eu queria ter essa resposta. Como eu não tenho a resposta, eu tenho essa dificuldade de dar”, verbalizou o deputado em forma de dúvida ou de cumulativo suspense.
Tradução
Entenda-se por “todo mundo” o seu (ainda) grupo político e também o que é liderado pelo governador João Azevedo (PSB).
Ritmo de valsa
Romero salientou que “há uma ansiedade muito grande. Para que essa pressa? Não devamos ter nenhum tipo de ansiedade porque no momento certo ela (dúvida) vai ser respondida”.
Impermeável
A conclusão da resposta dada por Romero sugere uma pista do que pode estar por vir nos próximos dias: “Ninguém me viu brigando com quem quer que seja. Eu faço a política da boa vizinhança, da boa relação”.
Dito de outro jeito: Romero pode continuar ´jogando parado´, o que significaria ficar onde já se encontra.
Republicanos também silenciou sobre Romero…
Publicidade