A metabolização do ´vinho´
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
Maior controle
A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai deliberar, nesta quarta-feira, acerca de uma mudança importante no modo como os medicamentos Ozempic, Wegov, Saxenda e assemelhados são comercializados.
De acordo com o jornal O Globo, a Agência decidirá se o consumidor será obrigado a deixar na farmácia a receita para a compra do produto.
Reações
Dados do sistema VigMed da Anvisa mostram que 32% das notificações de eventos adversos no Brasil envolvem o uso não previsto em bula desses medicamentos, número muito superior ao cenário global (10%)
Efeito colateral
Além disso, ainda conforme o jornal, a taxa de relatos de pancreatite associada ao uso dessas substâncias no Brasil (5,9%) também supera a média mundial (2,4%).
Emigrante
O vereador-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), sinalizou ontem que pretende se filiar ao Republicanos para disputar um mandato de deputado estadual nas eleições do ano que vem.
Trio
Três deputados federais paraibanos subscreveram o pedido de urgência para a tramitação e votação do projeto que anistia os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília: Mersinho Lucena (PP), Wellington Roberto (ainda no PL) e Cabo Gilberto Silva (PL).
´Lá & cá´
Um ´punhado´ de deputados da atual base governista endossou o citado pedido de urgência que é liderado pelo Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar dos apelos (e pressões) governistas em sentido contrário.
´Crachá partidário´
Foram 40 deputados do União Brasil, 28 do Republicanos, 23 do PSD, 20 do MDB e 35 do Progressistas.
A perder de vista
O ´Globo´ noticiou que existem 1.038 requerimentos que pedem a ´urgência´ para votações de propostas, já com as assinaturas suficientes, mas ainda não chegaram a ser analisados.
´Eclipsou´
O presidente da Câmara, paraibano Hugo Motta (REP), evitou uma ´imolação´ em plena Semana Santa e viajou de férias para lugar ´incerto e não sabido´.
Ah sim!
Não procurem Hugo na cidade de Patos. Ao que tudo indica, ele viajou para o exterior.
Um ´coração´
Com a indicação do deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) para o Ministério das Comunicações, ficará aberto o cargo de líder do partido na Câmara Federal.
O deputado Damião Feliciano (PB) volta a ter o seu nome cogitado.
Em pânico
Reportagem do ´Estadão´ mostrou que o bom humor do mercado financeiro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durou pouco.
Desde janeiro último, as Bolsas americanas já perderam 8 trilhões de dólares.
´Pente fino´
A PB-Prev vai iniciar em breve um novo Censo Previdenciário, englobando os servidores efetivos dos três Poderes, mais os da Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Contas e UEPB – órgãos que possuem autonomia administrativa e financeira.
Artista
O cantor campinense Alexandre Tan será o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre, que vai ao ar às 22 horas da Rede Ita, canal 18.1, logo após o Jornal da Cultura.
´Dia seguinte´
A recente viagem a Portugal do governador João Azevedo (PSB) e do prefeito Cícero Lucena (PP) começa a ter desdobramentos na estrada que levará o grupo governista na Paraíba ao processo eleitoral do próximo ano.
Curto e médio prazo
Como o vinho faz fluir os pensamentos e os desejos – em latim se diz ´in vino veritas´ (no vinho está a verdade) -, por terras lusitanas foi ´brindada´ a possibilidade de João vir a permanecer no governo no ano que vem, apoiar Cícero à sua sucessão e se credenciar para concorrer à Prefeitura de João Pessoa em 2028.
Encaixes
Evidentemente que esse horizonte lusitano precisará do encadeamento de fatos e atitudes, bem como da concordância dos demais atuais e futuros aliados do grupo situacionista.
Pé na estrada
O que está sendo gradualmente colocado em prática é a ampliação da visibilidade do nome do prefeito da Capital, assim como a sua disposição e dedicação em percorrer desde já várias cidades do Estado, a exemplo de Serra Branca, na região do Cariri, no próximo final de semana.
Pavimentação
Nesta segunda-feira, Cícero tinha agendada uma conversa com os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP) e Mersinho Lucena (PP), este último seu filho, para tratar do cada vez mais precoce processo eleitoral vindouro, como também da peculiar situação do vice-governador Lucas Ribeiro (PP).
Perto de João
Há o desejo de que Cícero, se avançar na condição de candidato a governador, o faça se filiando ao PSB.
Para isso, é indispensável o aval de Aguinaldo.
´Por que der e vier´
Ao inaugurar a nova sede do Procon Municipal, ontem, Cícero refinou o seu discurso pré-eleitoral ao tratar da sucessão estadual, frisando que “na forma que for convocado para ajudar, ajudarei”.
– Eu me coloco à disposição do que acharem aonde eu possa ajudar – reforçou Lucena o discurso da disponibilidade, com um adendo: “Vou andar para onde me convidarem”.
Lucas Ribeiro está apressando o ´passo eleitoral´…
Publicidade