A ´enxaqueca´ da oposição pessoense
Publicidade
Sem filtros
A recente rodada de entrevistas com os prefeitáveis de Campina Grande, promovida pela Rede Ita (canal 18.1), demonstrou uma campanha eleitoral ainda incipiente na cidade, com a maioria dos candidatos procurando alargar o leque de propostas – e de promessas.
Aproxima-se outra etapa da campanha, com o início do guia eleitoral gratuito no rádio e na TV, uma fase mais instigante e provocativa da disputa.
Decantação
É importante, nas semanas que se seguem, um ´choque de realismo´.
Afinal de contas, os orçamentos municipais não são uma espécie de cheque em branco. Mas permitem fazer muito, elegendo-se prioridades.
´Escala´
O presidente Lula tem uma ´pré-agenda´ para esta sexta-feira na Paraíba.
Seria uma visita às obras do canal Acauã/Araçagi e às novas instalações do call center da empresa AeC no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
Da boca de…
“… Tem gente aqui nessa cidade que vive declarando amor por Campina e faz isso em forma de versos, poemas e poesias. Mas não passa disso, é apenas isso…” (vice-governador Lucas Ribeiro, do PP).
Sem decolagem
A empresa aérea Voepass suspendeu por (pelo menos) dois meses os voos que atendiam o aeroporto João Suassuna, em Campina Grande.
Beleza pura
Um estudo da Universidade de Birmingham (Reino Unido), destacado no jornal O Globo, revelou quais são os nomes mais bonitos entre os muitos que existem, com base na linguística e com sonoridade perfeita: Violeta e Rosa.
´Teias de aranhas´
Novamente não houve sessão ordinária no dia de ontem na Câmara Municipal de Campina Grande.
Na hora de começar o ´expediente´ (9h30), só estavam em plenário seis parlamentares: Eva Gouveia, Jô Oliveira, Janduy Ferreira, Olimpio Oliveira e Rostand Paraíba.
A ´menor carga horária…
Recordo que em entendimento ´herdado´ (e não revogado) de anos anteriores, nos semestres eleitorais o Legislativo campinense só realiza uma sessão por semana.
No caso da semana em curso, nem isso.
… ´De trabalho do mundo´
E vai ficar por isso mesmo, porque o bolso não é punido. As sessões da Câmara estão indisponíveis no canal do Youtube, protegendo os faltosos, e a mesa diretora não faz absolutamente nada.
Desafinada
A Assembleia Legislativa aprovou na sessão de ontem a solicitação à área da segurança pública de uma escolta armada para o deputado (e prefeitável em Cabedelo) Wallber Virgolino, do Partido Liberal.
Tudo natural
João Azevedo (PSB) declarou que “não vejo problema nenhum” no fato de a justiça eleitoral solicitar tropas federais para algumas cidades paraibanas, a exemplo de Cabedelo, Bayeux e Fagundes.
Garantia
O governador comentou que recentemente disse à presidente do TRE/PB, desembargadora Agamenilde Dias, que “o estado tinha condições de oferecer segurança”.
“Melhor ainda”
“Temos condições perfeitamente de oferecer essa segurança”, reforçou João, acrescentando que “se o TRE entende que é preciso um reforço em determinado locais, não vejo nenhum problema. Melhor ainda”.
Tabuada
Em recente entrevista, o prefeitável Jhony Bezerra disse que a meta do seu partido (PSB) é eleger seis vereadores este ano em Campina Grande.
Vingaram
Todos os pedidos de registro de candidatura a prefeito de Campina Grande (seis) já foram deferidos pela justiça eleitoral.
Resolvido
A candidatura a vereador de Bruno Gaudêncio (PL), que chegou a ser impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, teve o seu pedido deferido pelo juizado da 16ª Zona Eleitoral (Cláudio Pinto).
Pulsação das ruas
Foi publicada pela TV Cabo Branco, ontem, a 1ª pesquisa (digamos consistente) acerca da sucessão em João Pessoa, realizada pelo Instituto Quaest (registro no TRE 08301/2024).
Dianteira
Os 53% obtidos pelo prefeito Cícero Lucena (PP) na pesquisa estimulada é uma ´largada de Ferrari´ – para recorrer a uma analogia automobilística que atravessa os anos, mesmo com a escuderia ´vermelha´ italiana estando passando sobressaltos na Fórmula 1.
Juntos e afastados
O ´pelotão de trás´ – para seguir na analogia – parece iniciar a disputa noutra modalidade – a F 2, quem sabe.
Luciano Cartaxo (12%), Ruy Carneiro (11%) e Marcelo Queiroga (PL) – empatados, matematicamente, em função da margem de erro de três pontos percentuais (para mais ou para menos) -, sequer podem ter a balsâmica sensação de acelerar na campanha visando garantir um lugar no desejado turno suplementar.
Espelha distância
A pesquisa espontânea (sem apresentação dos nomes dos candidatos às pessoas consultadas) também é emblemática para o atual prefeito de João Pessoa: 29%, contra 4% dados a Ruy, 4% a Queiroga e 3% a Cartaxo.
Emblemático
Outro indicador é demolidor nessa largada das pesquisas na sucessão pessoense: a rejeição a Cícero fica em 25%, muito abaixo de Cartaxo (49%) e de Ruy (44%), e até mesmo inferior à de Queiroga, desconhecido por praticamente metade das pessoas ouvidas.
Aposta midiática
O começo, depois de amanhã, do esperado (pelos candidatos) guia eleitoral no horário e na TV, especialmente o ´festival´ de chamadas (inserções) ao longo da programação, levará a uma acidez ainda maior à gestão municipal.
A conferir, a qualidade e a intensidade da ´blindagem´ do atual prefeito.
´Estancar a sangria´
Em linhas gerais, ´tomar´ a prefeitura de Cícero Lucena, por parte da oposição, parece neste instante uma tarefa bem distante, mesmo que se considere que ele tenha chegado ao seu ´teto´ de intenções de voto.
No curto prazo, o desafio para os seus adversários é tornar real o que era dado até ontem como ´favas contadas´: ter segundo turno.
O PSB quer (e logo) Jhony Bezerra olhando para Inácio Falcão pelo retrovisor…
Publicidade