A “dama de ferro” do Senado
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
Ovo ´carimbado´
Quando março chegar – e o carnaval passar – os ovos destinados ao consumo direto deverão ter a data de validade ´carimbada´ na casca.
A exigência foi determinada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que concedeu 180 dias para a adequação do setor.
O objetivo da medida é garantir maior segurança alimentar e facilitar o rastreamento dos lotes.
Controle adicional
Além da data de validade, conforme o jornal O Globo, cada ovo também precisará ser identificado com o número de registro do estabelecimento produtor.
O detalhe
Como forma de evitar riscos à saúde, a tinta usada na marcação da casca deverá ser atóxica e própria para alimentos.
Escalada
Neste final de semana, o ParaibaOnline noticiou a disparada no preço do ovo, que tem registrado alta diária no atacado nas regiões produtoras.
Adaptação
Muitos consumidores têm recorrido aos ovos de galinha para driblar as carnes mais caras.
Motivo explicito
O vereador Rostand Paraiba (PP) disse que a sua colega de Câmara Municipal de Campina Grande, Fabiana Gomes (União), acha que os parlamentares não são gentis porque eles não votaram nela para presidente do Legislativo.
Nepotismo
Está na pauta desta semana do Supremo Tribunal Federal a discussão sobre a possibilidade de nomeação de parentes até terceiro grau para cargos políticos.
Contratados
Na semana passada, o Supremo começou a julgar um recurso que discute se compete à administração pública “provar que não houve falha na fiscalização do cumprimento de obrigações por empresa terceirizada junto a seus empregados, a fim de afastar a responsabilidade do poder público em relação ao pagamento de verbas trabalhistas cobradas na Justiça”.
Recomeço
A chegada do professor Camilo Alysson Simões de Farias à Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande deverá trazer a instituição (em breve) ao centro do noticiário regional.
Mundo paralelo
O Partido Liberal realiza esta semana, em Brasília, o 1º Seminário Nacional de Comunicação do PL.
Objetivo: orientações sobre estratégias para as redes sociais visando as próximas eleições presidenciais de 2026.
Socialistas
O PSB na Paraíba deverá enfrentar dificuldades adicionais para compor uma chapa competitiva para concorrer a cadeiras na Câmara Federal no próximo ano, mesmo com a iminente chegada do governador João Azevedo à presidência regional do partido.
Pé na estrada
Os atuais suplentes do deputado Gervásio Maia (presidente atual do PSB/PB) já sinalizaram que vão deixar a legenda: Ricardo Barbosa e Rafaela Camaraense.
Quem sabe
Não será surpresa se o próprio Gervásio – oportunamente – decidir concorrer à reeleição por outro partido.
A fatura
O Poder Judiciário custa anualmente ao Brasil R$ 132 bilhões e 800 milhões, o que corresponde a 1,2% do PIB (produto interno bruto).
Da boca de…
“…Quem aprende a cuidar dos seus pais, aprende a cuidar do próximo…” (ex-vereadora campinense Maria Lopes Barbosa, ao celebrar na última semana os seus 88 anos de vida).
IA
O combate às fraudes em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem um novo aliado.
O governo federal comprou uma ferramenta de inteligência artificial que custou aproximadamente US$ 10 milhões e está “em fase de calibração”.
Ativação
Conforme o canal de notícias CNN Brasil, a previsão é que a operação da ferramenta comece ainda neste primeiro semestre, inicialmente focada no processamento de auxílios-doença, antes de ser expandida para outros benefícios.
2ª feira filosófica
“O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: o da imaturidade”.
Nelson Rodrigues, jornalista e dramaturgo (1912-1980).
Reaproveitamento
Reportagem do portal UOL mostrou que pesquisadores da Universidade de Tóquio (Japão) estão transformando restos de comida em cimento biodegradável, que pode ser utilizado na construção civil e em objetos de decoração, como vasos e pratos.
Produção
A produção do chamado ´cimento sustentável´ é feita com resíduos de alimentos secos triturados e transformados em pó, sendo enviados para prensas quentes em moldes variados.
O detalhe
O material também é comestível, bastando apenas parti-lo e fervê-lo para isso.
Epíteto
A senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) ganhou do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o apelido de “dama de ferro”.
Contextualizando
A alusão à ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher passou a ser feita depois que Daniella assumiu a 1ª Secretaria da Casa, que supervisiona atividades administrativas, gastos e contratos. E por ela ser a 1ª mulher no cargo.
Deferência
Reportagem do ´Estadão´ frisa que uma das demonstrações do prestígio da paraibana foi o convite para participar da reunião de Alcolumbre com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após o senador retornar à presidência do Senado.
Ela era a única parlamentar presente no encontro que não era líder de partido.
Mudanças na legislação eleitoral…
Publicidade