Arimatéa Souza

A chapa desejada para 2026

Arimatéa Souza
Publicado em 6 de novembro de 2024 às 6:53

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Comboio´

Com a oficialização, ontem, do apoio de mais quatro partidos – federação PSDB-Cidadania, PSB e PDT -, o paraibano Hugo Motta (Republicanos) somou 374 votos dos 513 possíveis para presidir a Câmara Federal.

Para definir a disputa logo no 1º turno da eleição, são necessários 257.

Quem resolve

A bancada do Progressista na Assembleia Legislativa, que se encontra ´amuada´ com João Azevedo (PSB) desde o período da campanha eleitoral deste ano, se reuniu com o presidente estadual do partido, deputado Aguinaldo Ribeiro, e delegou a ele dialogar com o governador sobre o futuro político da legenda no plenário da ALPB.

Pavimentando

Com a simpatia, o aval e a retaguarda do prefeito (reeleito) Cícero Lucena (PP), o atual presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley (PSD), começa a articular mais um mandato no cargo.

Destravamento

Os vereadores de Campina Grande aprovaram na sessão de ontem os projetos de remanejamento orçamentário para a STTP e algumas secretarias municipais, a exemplo da Pasta da Saúde e Procuradoria Geral do Município.

Burburinho

Como era de se esperar, a ação protocolada no Supremo Tribunal Federal, dia 30 último, pela Procuradoria Geral da República (PGR) contestando a eleição antecipada para a mesa diretora da Assembleia Legislativa – período 2025/2026 -, foi o principal tema da sessão ordinária de ontem na ALPB.

Apoio ampliado

“Adriano Galdino (presidente) teve a unanimidade da Casa, mas tudo passa pela decisão judicial”, avaliou o deputado Hervázio Bezerra (PSB).

A quem compete

O socialista frisou que “há nuances de cada caso, que carecem de interpretação, e isso está na mão do Supremo Tribunal Federal”.

Deixa como está

“Sou defensora de que se mantenha o que já tem e que Adriano (Galdino) continue”, opinou a deputada Cida Ramos (PT), que vai integrar a próxima mesa diretora da ALPB.

´Atropelando´

“Votei em Adriano (Galdino) para os dois biênios, mas me arrependi porque o presidente se porta como o dono da Assembleia, passa por cima de todos, principalmente da oposição”, declarou o deputado Wallber Virgolino (PL).

Dependente

Para o peelista, a Assembleia “está diminuída e agachada ao Judiciário e ao Ministério Público”.

“Não votaria novamente no atual presidente”, antecipou.

“Protocolar”

O deputado Eduardo Carneiro (solidariedade), eleito 2º secretário da ALPB a partir de fevereiro próximo, opinou “que se mantenha a chapa que foi eleita. É o nosso desejo. Se houver a necessidade de uma nova eleição, será uma eleição protocolar”.

Aguardando

O advogado Newton Vita, da Procuradoria Jurídica da ALPB, informou que a Assembleia “está esperando a notificação para se prenunciar oficialmente e lançar os seus argumentos jurídicos”.

Sem impedimentos

Ele salientou que “no limite”, se fosse marcada nova eleição, “todos os membros eleitos para a mesa poderia disputar novamente os mesmos cargos”.

Calendário…

“Temos bastante tranquilidade, por conta das “diferenças em relação a outros casos. No nosso caso, a eleição ocorreu em 1º de fevereiro de 2023. E o questionamento sobre essa temática foi feita em março do mesmo ano”, enfatizou o advogado.

… Conta a favor

Na sua linha de argumentação, “as Assembleias que fizeram (eleições internas) antes de março (de 2023) estão bastante tranquilas porque os atos (eleições) foram feitos com base na legislação vigente à época, ou seja, um ato perfeito e acabado”.

O detalhe

A PGR protocolou ações contra 13 Estados sobre o assunto.

A Paraíba foi a mais recente.

Retorno

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) reassumiu o mandato na Câmara Federal, após quatro meses de licença para coordenar a campanha à reeleição do seu pai, prefeito Cícero Lucena (PP-JP).

´Por tabela´

Dessa maneira, a suplente de deputada federal Eliza Virgínia (PP) reassumiu a titularidade na Câmara Municipal de João Pessoa.

O detalhe

Eliza foi reeleita no mês passado e continuará vereadora pessoense a partir de 2025.

´Ungido´

Nesta terça-feira, o Pleno (a totalidade dos desembargadores) do Tribunal de Justiça da Paraíba elegeu, “pelo critério de merecimento”, o juiz da 11ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, Carlos Eduardo Leite Lisboa, como desembargador da Corte.

Serviço

A posse foi imediata. “Nós servimos ao povo, que tanto precisa de nós. Esse é nosso trabalho, é a razão da nossa existência”, verbalizou o novo desembargador.

O detalhe

Carlos Eduardo ganhou notoriedade midiática, há alguns anos, por ter sido o relator, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral, das ações que culminaram com a cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima.

Mais um

Na mesma sessão administrativa, o TJ-PB promoveu à condição de desembargador o juiz José Guedes Cavalcanti Neto, da 4ª Vara Criminal da Capital.

Coroamento

“Chegar agora ao Tribunal é uma grande alegria e vem coroar essa carreira por tantos anos de dedicação, e na verdade de prazer, porque eu sempre tive esse sonho de ser juiz e sempre exerci a profissão com prazer, com alegria, procurando dar uma certa leveza à profissão”, afirmou o escolhido.

O detalhe

A posse de José Guedes ocorrerá no próximo dia 11, às 16h, no Pleno do TJPB.

Vaga definida

Ainda ontem, João Azevêdo definiu a escolha da advogada Anna Carla Lopes para a vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) pelo ´Quinto Constitucional´ – indicação originária da seccional da OAB.

Respaldo

Anna Carla recebeu 15 votos e encabeçou a lista tríplice do Tribunal de Justiça em votação ocorrida na tarde de ontem.

Ela igualmente foi a mais votada na eleição da OAB, ocorrida em 18 de setembro, com 3.010 votos.

Critério mantido

“Esse é sempre o critério que nós adotamos, de nomear a pessoa mais votada entre seus pares, respeitando as decisões das instituições.

´Meu nome é tchau´

O jornal O Globo informou que muito em breve a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra pretende trocar o decadente PSDB pelo PSD.

Sonhando acordado

O deputado Adriano Galdino revelou o que seria chapa dos seus sonhos para as eleições gerais de 2026, durante entrevista à ´Correio FM´.

O próprio Adriano para governador; o vice sendo indicado por Cícero Lucena (PP); e João Azevedo e Daniella Ribeiro (PP) disputando as vagas para o Senado.

 

Olhos para o setor de protocolo da Câmara Federal…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.