Arimatéa Souza

A ´ceia´ de Lula

Arimatéa Souza
Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 8:05

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Sem horizonte

A rodada de contatos entre várias lideranças campinenses, que passaram boa parte da semana em Brasília, acabou de forma inconclusiva no tocante à crise profunda no grupo governista local.

A esperada conversa entre o prefeito Bruno Cunha Lima e o seu antecessor Romero Rodrigues, ao que tudo indica, não foi concretizada – pelo menos até o começo da noite de ontem.

Evitar a ´rinha´

Ao longo dos últimos dias, diante do agravamento entre os protagonistas acima referidos, alguns ´bombeiros´ intensificaram as tentativas de compatibilização no sentido de que a campanha que se avizinha não seja convertida numa disputa visceral.

Timoneiros

Os principais ´bombeiros´ são o senador Efraim Filho, presidente do União Brasil na Paraíba, e o ex-senador Cássio Cunha Lima, que permanece sendo uma voz ouvida e respeitada na base governista serrana, apesar de seu progressivo afastamento do dia a dia da política partidária.

Deterioração

Em resumo, as chances de repactuação no grupo campinense são consideradas pequenas, mas é fato que os ´casamentos´ longevos, quando mergulham em crises, via de regra não se decompõem com rapidez e sem embates internos acalorados e até agressivos, apesar de deprimentes.

Fachada

Em muitos casos, mesmo quando o amor se vai, os matrimônios são formalmente preservados pela mútua necessidade de manutenção de interesses comuns, só propiciados pelo ´status quo´ intacto.

Resiliência

Também na política, as aparências em muitas ocasiões, precisam ser mantidas em prol de projetos pessoais que passam pela coexistência, mesmo que temporária, com antagonismos de natureza pessoal.

Transbordamento

Evidentemente que há situações nas quais o grau de antagonismo leva à exacerbação e à ruptura imediata, mesmo que isso implique na potencialização de riscos.

Preposto

O governo federal contratou uma empresa em nome de um ´laranja´ para fazer obras na Penitenciária Federal de Mossoró (RN), de onde dois presos ligados ao Comando Vermelho fugiram na quarta-feira de cinzas.

Bolsa Família

Conforme o ´Estadão´, a companhia contratada tem faturamento anual de R$ 195 milhões, mas o dono, no papel, é um beneficiário do auxílio emergencial que mora na periferia de Brasília.

O detalhe

O contrato foi assinado em abril de 2022, na gestão de Jair Bolsonaro (PL), e prorrogado já no atual governo.

Da boca de…

“…Vamos tentar até o limite para que não haja divisão do grupo em Campina Grande…” (deputada estadual Camila Toscano, do PSDB).

Pausa

Geraldo Nobre Cavalcante, secretário de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente da prefeitura campinense, também adentrou em período de férias.

Mantido

O deputado estadual Eduardo Carneiro, comandante do partido Solidariedade na Paraíba, disse que o empresário (e atual presidente da AMDE – Agência Municipal de Desenvolvimento) Emerson Cabral vai permanecer no comando da legenda em Campina Grande.

Mais à frente

Carneiro ressalvou que até meados de abril será definida a situação partidária para as eleições campinenses, algo que precisará ser alinhado com a direção nacional.

“Emerson me disse que é um soldado do partido”, frisou o parlamentar.

Situando

O Solidariedade (SD) integra a base de apoio do governador João Azevedo (PSB).

O que conta é 2026

Recente Resolução da direção nacional do PT aponta as eleições deste ano como um “momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do governo Lula em 2026”.

Da boca de…

“… A Secretaria de Ação Social de Campina Grande está um caos…” (vereadora Eva Gouveia, do PSD).

´Duro na queda´

Apesar dos avisos públicos, em meses recentes, oriundos dos deputados Adriano Galdino e Murilo Galdino, no sentido de que procurasse outro abrigo partidário, o vereador-presidente Marinaldo Cardoso deverá disputar a reeleição pelo Republicanos, graças às ponderações feitas por Romero Rodrigues.

O caixa….

Conforme a delação do tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, quatro grandes empresários embarcaram materialmente na ´aventura´ do golpe que não vingou.

… Da aventura

Luciano Hang, da Havan; Meyer Nigri, da Tecnisa; Afrinio Barreira, do Coco Bambu; e “aquele cara da Centauro” – provável referência ao empresário Sebastião Bomfim.

Braços cruzados

Até onde a vista alcança, o PSD não tem movido ´uma palha´ para buscar a consumação da candidatura própria a prefeito, anunciada há algumas semanas a senadora Daniella Ribeiro, presidente estadual do partido.

Comensais

Vários deputados paraibanos tomaram parte do jantar promovido ontem pelo presidente Lula, no Palácio da Alvorada, em Brasília, com lideranças partidárias da Câmara Federal.

Lá estavam Romero Rodrigues (Podemos), Gervásio Maia (PSB), Damião Feliciano (União Brasil), Hugo Motta (Republicanos) e Aguinaldo Ribeiro (PP – líder da Maioria).

“O presidente disse que vai ter uma proximidade maior, vai dialogar mais, vai ser meio que uma rotina” esses encontros, revelou posteriormente Gervásio.

 

A política em Campina também tem a sua ´Faixa de Gaza´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.