A ´antevisão´ de Pedro
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
Conterrâneo reeleito
O campinense Vital do Rêgo Filho foi reeleito nesta quarta-feira, de forma unânime, para presidir no próximo ano o Tribunal de Contas da União (TCU).
O novo mandato começará no dia 1º de janeiro de 2026. A posse ocorreu imediatamente após a votação.
“Receber essa aprovação unânime, certamente nos dá uma responsabilidade cada vez maior em cumprir expectativas que os senhores tiveram e renovam agora”, registrou Vital ao se dirigir aos colegas ministros.
Detalhes
A sessão do processo eleitoral foi presidida pelo ministro Benjamin Zymler.
O ministro Jorge Oliveira foi reeleito para o cargo de vice-presidente.
Pagamento antecipado
O Congresso Nacional vai votar hoje a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
O governo aceitou pagar 60% das emendas parlamentares de 2026 ainda no primeiro semestre do ano.
Ajuste pra cima
Mas o relator da LDB, deputado paraibano Gervásio Maia (PSB), inseriu na noite de ontem o percentual de 65%.
Apadrinhado
Gervásio foi indicado relator por uma escolha personalíssima do presidente da Câmara, o igualmente paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Da boca de…
“… A polícia do Rio de Janeiro, o BOPE, só matou ali otários, vagabundos, bandidos…” (Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, sobre a chacina recente de 122 pessoas numa megaoperação policial).
´Festival´
Dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) mostram que no primeiro semestre deste ano foram registradas 174 mil ocorrências de golpes bancários no país.
Para poucas
“Completar 99 anos não é para toda entidade”.
Foi assim que o empresário Sidney Toledo, presidente da Associação Comercial de Campina Grande, iniciou o seu discurso na noite da última terça-feira para festejar mais um aniversário da entidade.
Retomada
Sidney pontificou que uma das prioridades de sua gestão foi “buscar” que a ACCG “ocupasse os espaços que esta casa sempre ocupou”.
“Vamos continuar trabalhando para Campina. Este é o nosso propósito”, adendou.
Estendida
O presidente da Associação anunciou uma “longuíssima programação” do centenário da entidade que ocupará todo o ano de 2026”, culminando com uma grande comemoração no dia 4 de dezembro.
Convites
Sidney adiantou que “várias autoridades” estão sendo convidadas para vir a Campina “trazer experiências e conhecimentos”.
Iniciativas
Constam dessa programação a criação da Fundação ACCG; o Museu do Empreendedor, com feição física e digital “e com inovação tecnológica”; requalificação da fachada da sede da ACCG; modernização da parte administrativa da entidade e do auditório; lançamento do Selo do Centenário; e Portal do Memorial do Empreendedor de Campina.
Batalhas à frente
“Ainda temos alguns centenários para lutar. E precisamos da ajuda de todos”, arrematou Sidney Toledo.
Adendo
Diretora da Associação (e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico), Tamela Fama informou que também consta da programação do Centenário “uma programação especial para as mulheres empreendedoras”.
Aprendizado
Outra oradora da comemoração foi a empresária Joseane Muniz Brandão, uma das vice-presidentes: “Aqui dentro desta casa abri os olhos para o crescimento e a modernização”.
Reconhecimentos
Dois dirigentes da entidade foram homenageados com a ´Comenda Fernando Soares´: Luiz Alberto Leite, ex-presidente da ACCG – que disse ter ficado “extremamente honrado” -, e Marilena Motta, também diretora da Associação e da Rádio Campina FM – “fiquei emocionada com a homenagem e pelo fato de a comenda ter o nome de dele – Fernando Soares”.
Situando
Fernando Soares era jornalista e atuou por muitas décadas no assessoramento às diretorias da ACCG.
Morreu em 2021, precocemente, aos 53 anos, por conta da Covid 19.
Da boca de…
“… A maioria do Congresso Nacional é composta por homens frouxos, covardes e omissos…” (deputado federal Cabo Gilberto Silva, do PL-PB).
´Ação cautelar´
Com a sua pré-candidatura a governador mantida – a essa altura – apenas no plano retórico, Pedro Cunha Lima, presidente estadual do PSD, decidiu colocar o ´capital eleitoral´ que possui a serviço de uma ação preventiva (de resultado incerto e duvidoso) no âmbito das oposições e na perspectiva do processo eleitoral que se avizinha.
´No verão passado´
“Tenho de fato buscado cumprir esse papel”, observou Pedro, por saber o desafio que é “enfrentar a ´máquina´ do estado”.
“É muito importante que haja a conscientização de um esforço para que se preserve a unidade das oposições (no segundo turno) e não se repita o que ocorreu em 2022, em que um dos candidatos (a governador, Nilvan Ferreira, do PL) que estava na oposição, quando chegou o segundo turno tomou uma nova posição e não manteve a sua coerência”, argumentou Pedro Cunha Lima.
Lucas Ribeiro & cia. já pensando no secretariado…
Publicidade