Fechar
O que você procura?
Eleições
Foto: Reprodução/Redes sociais
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O coordenador de Eleições Informatizadas e Segurança Cibernética (Coesc) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, José Cassimiro Júnior, comentou com a imprensa sobre a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as eleições deste ano estejam em consonância com o horário de Brasília, referência para a abertura e o fechamento das seções eleitorais e para a divulgação dos resultados.
As seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h, pelo horário oficial de Brasília, em todo o país, e o encerramento da votação ocorrerá às 17h, desde que não haja eleitores na fila.
“Antes, a gente tinha que aguardar os eleitores dos estados que têm fuso horário concluírem a votação para que o resultado divulgado pelo TSE não influenciasse na decisão dos eleitores que ainda estavam na fila. Quando se diz que um candidato está na frente, todo mundo tende a votar neste candidato e, para que isso não acontecesse, o TSE unificou os horários com o de Brasília para todo mundo terminar a votação no mesmo horário e o resultado será divulgado tão logo seja totalizado, a partir das 17 horas”, explicou.
Segundo ele, na Paraíba a totalização vai continuar do mesmo jeito e que, a cada ano, tem sido melhorada, sempre com muita agilidade. A Paraíba terá este ano mais de 1 mil e 300 pontos de transmissão remota, que vão agilizar a totalização, evitando que a mídia percorra de carro entre 40 minutos a 1 hora até o cartório eleitoral, enquanto os pontos vão permitir a transmissão nos locais de votação.
“Isso vai dar uma agilidade muito boa e, se Deus quiser, todos serão surpreendidos positivamente. É claro que é uma eleição difícil esse ano porque são cinco cargos com seis votações, porque teremos duas votações para senador, o que representa 19 números e mais 6 confirmações. Isso pode gerar filas e pode gerar um atraso, e a gente só pode encerrar a urna quando o último eleitor votar”, disse.
O coordenador aconselhou que o eleitor leve uma colinha de casa com os números dos candidatos em que vão votar para conseguir votar mais rápido.
“A gente estima um minuto, no máximo, de tempo de votação para cada eleitor e, se levar a colinha, vai conseguir fazer isso sem nervosismo, facilitando o encerramento das sessões às 17 horas, e a totalização será acelerada, mas a segurança vem em primeiro lugar e podemos surpreender, mas o presidente do TRE estipulou a conclusão até às 22 horas na Paraíba”, atestou.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.