O que você procura?

Fechar

Paraíba

Sudema adota emissão de Autos de Infração Eletrônico para fiscalização na Paraíba

Da Redação com Secom/PB
Publicado em 9 de agosto de 2026 às 13:33

sudema fiscalizacao

Foto: Secom/PB

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) começou, neste mês de agosto, a utilizar o Auto de Infração Eletrônico nas ações de fiscalização ambiental realizadas no estado.

A ferramenta substitui gradativamente os formulários físicos por um sistema eletrônico integrado, permitindo que os registros de autuação sejam realizados diretamente em ambiente digital.

A implantação do novo procedimento está regulamentada pela Portaria Sudema/DS nº 063/2026, publicada no Diário Oficial do Estado em 31 de julho de 2026.

A norma estabelece a comunicação eletrônica dos atos processuais por meio do Sistema de Gestão do Meio Ambiente (Sigma), determinando que a tramitação dos processos administrativos da autarquia ocorra prioritariamente em formato eletrônico.

Segundo o capitão Walter Swendson, da Divisão de Fiscalização (DIFI) da Sudema, a implantação do Auto de Infração Eletrônico está fundamentada no Decreto Estadual nº 44.889/2024, que regulamenta as infrações administrativas ambientais no Estado da Paraíba.

“A implantação do Auto de Infração Eletrônico representa um avanço na modernização da fiscalização ambiental da Sudema, estando fundamentada no Decreto Estadual nº 44.889/2024, que institui o regulamento das infrações administrativas ambientais no Estado da Paraíba. O artigo 1º, parágrafo 7º, estabelece que os atos processuais poderão ser praticados por meio eletrônico, desde a lavratura do Auto de Infração, conforme disciplinado pelo órgão ambiental, conferindo respaldo legal para a adoção de ferramentas eletrônicas em todas as etapas do processo administrativo ambiental”, explicou.

Na prática, durante as ações de fiscalização, o agente ambiental realiza o preenchimento do Auto de Infração por meio de um aplicativo instalado em telefone celular institucional. Após o registro das informações, o documento é impresso no próprio local por meio de uma impressora térmica conectada via Bluetooth, permitindo a entrega da via ao autuado.

Após a lavratura, os dados são integrados automaticamente ao Sigma, eliminando a necessidade de digitalização posterior dos documentos e permitindo que o processo administrativo tramite eletronicamente, desde a autuação até a decisão final.

Cadastro no Sigma – Para acompanhar processos administrativos, receber notificações e acessar documentos eletrônicos, o autuado deve realizar cadastro no Sistema de Gestão do Meio Ambiente (Sigma). O procedimento é necessário para a comunicação dos atos processuais por meio eletrônico, conforme estabelecido pela Portaria Sudema/DS nº 063/2026.

O usuário deve manter seus dados atualizados e realizar consultas periódicas à plataforma. O cadastro pode ser feito pelo endereço: https://sigma.pb.gov.br

A adoção do Auto de Infração Eletrônico reduz a utilização de documentos físicos e integra os procedimentos de fiscalização ao sistema eletrônico da autarquia, contribuindo para a organização dos registros e para o acompanhamento das etapas processuais por cidadãos e empreendedores.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba Victor Rodrigues Negócios Digitais | Consultoria para empresas que querem vender no digital BeeCube Tecnologia e Publicidade | Presença Digital, Google, SEO e Site Arimatéa Souza | Coluna Aparte, comentários e bastidores da política da Paraíba ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Joseane Muniz Brandão | Empresária e Presidente do Sincopeças Paraíba Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Oficina especializada em Caminhões Volvo na Paraíba