Fechar
O que você procura?
São João
Foto: Secom-JP/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Com a chegada do São João, as comidas típicas se tornam destaque nas celebrações e despertam lembranças afetivas.
As tradicionais pamonhas, canjicas, milhos cozidos e amendoins são os sabores mais conhecidos dessa época, fazendo parte da cultura popular e representando símbolos de identidade regional.
Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Uninassau Olinda, Juciany Medeiros, mesmo as pessoas associando as preparações desses alimentos com estar fora da dieta, eles possuem benefícios que, quando consumidos com equilíbrio, podem fazer parte de uma refeição saudável.
“Por exemplo, o milho fornece fibras e antioxidantes; e o coco contribui com fibras e gorduras responsáveis por ajudar na saciedade”, afirma.
Esses alimentos também podem beneficiar na prática de atividade física.
“O milho ajuda no fornecimento de energia antes do exercício e depois na recuperação, além de prolongar a sensação de saciedade. Mesma coisa a mandioca, que é especialmente indicada para crianças, adolescentes, praticantes de atividade física e pessoas com maior gasto energético. E ela é uma ótima opção para quem precisa de dieta sem glúten”, destaca a especialista.
“Já o coco costuma auxiliar na hidratação e reposição energética. O amendoim contribui com proteínas e gorduras boas para recuperação muscular, além de ser rico em proteínas vegetais, gorduras saudáveis, vitamina E, magnésio e antioxidantes. Esses nutrientes ajudam na saúde muscular, no sistema imunológico e podem contribuir para a proteção cardiovascular”, acrescenta a coordenadora do curso de Nutrição da Uninassau Olinda.
Outro detalhe essencial é o modo de preparo dos alimentos, podendo adaptar receitas com menos açúcar, ingredientes naturais e redução de leite condensado.
Dessa forma, é possível elaborar pratos mais nutritivos e não deixar de lado os marcantes sabores do São João.
“Canjica e paçoca caseira com menos açúcar, bolo de milho com farinha integral, cocada com mais coco natural e macaxeira assada ao invés vez de frita são boas alternativas. Pequenas adaptações permitem manter o sabor e tornar as receitas mais equilibradas”, finaliza.
*Com informações da Ascom
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.