O que você procura?

Fechar

Esportes

Portugal e RD do Congo empatam na estreia da Copa do Mundo

Da Redação*
Publicado em 17 de junho de 2026 às 16:14

portugal e congo

Foto: Ascom/Fifa

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Portugal e República Democrática do Congo estrearam com um empate por 1 a 1 na Copa do Mundo da FIFA 2026™, nesta quarta-feira (17), no Estádio de Houston. Os gols da partida foram marcados por João Neves, para Portugal, e Yoane Wissa, para a RD do Congo.

Desde o anúncio das formações, as propostas pareciam claras. Portugal tentaria dominar o campo adversário com posse de bola através de seus meio-campistas, enquanto a RD do Congo, com uma linha de cinco na defesa, tentaria proteger sua meta para sair em velocidade.

Quem conseguiu sucesso com sua estratégia primeiro foi Portugal, que precisou de seis minutos para balançar as redes. Após intensa troca de passes, Pedro Neto recebeu na esquerda e cruzou na medida para João Neves, que apareceu entre a zaga do Congo para cabecear e fazer 1 a 0.

Os Leopardos não demoraram a responder. Em dois ataques rápidos, Yoane Wissa e Cédric Bakambu arriscaram da entrada da área. Nas duas tentativas, a bola passou perto do gol de Diogo Costa. No restante do primeiro tempo, a equipe de Roberto Martínez não foi tanto à frente, mas não deixou de ser ameaçada por conta disso.

Tanto que o primeiro tempo acabou com vantagem de Portugal na posse de bola (68% a 26%), mas com desvantagem nas finalizações (2 a 6). Na última delas, Wissa cabeceou sozinho para mas conseguiu evitar mais as corridas da dupla de ataque congolesa. Esse foi o primeiro gol da história da RD do Congo em Copas do Mundo.

O segundo tempo voltou no mesmo ritmo, embora Portugal tenha ganhado mais agressividade com a entrada de Francisco Conceição no lugar de Bernardo Silva, que tinha recebido cartão amarelo. A primeira oportunidade veio com Bakambu, para defesa de Diogo Costa. Depois, foi a vez de João Cancelo balançar as redes, mas ter o gol anulado por impedimento.

Aos 25 minutos da segunda etapa, veio a primeira grande chance de Cristiano Ronaldo. Após cruzamento de Conceição, o capitão finalizou de primeira, mas errou o alvo. Ele teve outra chance momentos depois, e, mesmo após passar perto, foi aplaudido pelos torcedores, que gritaram seu nome em forma de incentivo. O esforço e o apoio, no entanto, não surtiram efeito.

Nos minutos finais, sem Vitinha e com Gonçalo Ramos, a seleção portuguesa tentou povoar a área, mas não conseguia finalizar com qualidade. A RD do Congo até teve espaços para contra-atacar, mas acabou falhando nos momentos de definição das jogadas. Com as duas seleções pouco acertadas, o jogo terminou mesmo empatado em 1 a 1.

Na segunda rodada, Portugal permanece em Houston para enfrentar o Uzbequistão, no dia 23 de junho. A bola rola às 12h no horário local (14h em Brasília, 16h em Praia e 18h em Lisboa). Já a RD do Congo vai até Guadalajara, no México, onde duela com a Colômbia. O jogo está marcado para 20h do dia 23 de junho no horário local (23h em Brasília, 1h do dia 24 em Praia e 3h do dia 24 em Lisboa).

* Ascom/Fifa

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

Continue lendo

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba