O que você procura?

Fechar

Paraíba

MPF aciona União e Estado por repressão às Ligas Camponesas na Paraíba

Da Redação
Publicado em 26 de maio de 2026 às 21:01

imagem ilustrativa justiça

Foto: Pixabay/ilustrativa

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra a União e o Estado da Paraíba por violações de direitos humanos contra integrantes das Ligas Camponesas e trabalhadores rurais entre 1964 e 1981.

Segundo o órgão, a repressão foi sustentada por agentes estatais, estruturas do latifúndio e um cenário de impunidade que atravessou décadas.

A ação cita assassinatos de lideranças rurais, desaparecimentos políticos e práticas de violência, além de pedir medidas de reparação histórica, como pedidos oficiais de desculpas, abertura de arquivos da época, preservação de locais de memória e inclusão da história das Ligas Camponesas no currículo escolar.

*com informações adicionais do g1pb

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba