O que você procura?

Fechar

Política

Pesquisa Datafolha mostra como está a avaliação do Governo Lula

Da Redação*
Publicado em 23 de maio de 2026 às 13:50

lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Embora a desaprovação ao governo Lula (PT) ainda supere a aprovação, a imagem da gestão vem se recuperando aos poucos.

De acordo com o instituto Datafolha, o índice de brasileiros que veem o governo como ruim ou péssimo é de 38%, contra 32% que o avaliam como ótimo ou bom.

O percentual oscilou dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, em relação ao levantamento anterior, divulgado no último sábado (16).

A parcela que considera a gestão positiva oscilou positivamente dois pontos percentuais, enquanto a negativa oscilou um ponto para baixo. Outros 28% classificam o governo como regular.

A diferença entre avaliação negativa e positiva vem encolhendo: era de 11 pontos no levantamento divulgado em abril (40% contra 29%), caiu para 9 pontos na edição divulgada na semana passada (39% a 30%) e chegou a 6 pontos neste sábado (38% a 32%).

Aprovação e desaprovação agora empatam em 48%. No levantamento anterior 45% aprovavam o trabalho do petista, e 51% o desaprovavam.

Nova pesquisa Datafolha: Lula consegue abrir grande vantagem sobre Flávio

O Datafolha ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 139 municípios, em entrevistas presenciais realizadas na quarta (20) e na quinta-feira (21).

A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-07489/2026.

Esta foi a primeira rodada do instituto realizada integralmente após a revelação, pelo site Intercept Brasil, de que Flávio Bolsonaro (PL-RJ), rival de Lula na disputa eleitoral, pediu dinheiro ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, para financiar um filme sobre seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre os que dizem conhecer o episódio, 64% avaliam que o senador agiu mal.

No cenário eleitoral, o presidente ampliou de 3 para 9 pontos a vantagem sobre o senador pelo PL do Rio na simulação de primeiro turno, marcando 40% ante 31% do adversário.

Há uma semana, Lula estava em empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais do levantamento: 38% a 35%.

No segundo turno, o então empate em 45% virou uma vantagem de 47% a 43% para o petista.

O pior momento da avaliação de Lula neste mandato ocorreu em fevereiro de 2025, quando o índice de ótimo ou bom caiu a 24%, em meio a crises sucessivas, incluindo a do Pix.

A avaliação negativa atingiu seu pico no mesmo mês (41%) e, desde então, oscilou entre 37% e 40%.

O último mês foi marcado por medidas do governo com apelo eleitoral, como o lançamento do Desenrola 2.0, a revogação da chamada “taxa das blusinhas” e uma medida provisória para conter o aumento do preço da gasolina.

A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000, uma das promessas da campanha de 2022, passou a vigorar no início deste ano.

* com informações de Laura Intrieri/folhapress

 

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba