Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Freepik/ilustrativa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Saúde em Dia, do programa Conexão Caturité, o médico pneumologista Isnard Maul, do Hospital Universitário Alcides Carneiro, destacou a tuberculose como uma das doenças infecciosas de maior impacto no mundo, ainda associada a desigualdades sociais e econômicas.
Segundo o especialista, a doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e atinge principalmente os pulmões, embora possa afetar outras partes do corpo.
Entre os principais sinais de alerta está a tosse produtiva por mais de três semanas, que deve ser investigada com exames específicos, como análise de escarro e teste rápido molecular.
O tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde, com duração mínima de seis meses.
O médico reforça que é fundamental seguir corretamente todo o período indicado, mesmo com a melhora dos sintomas, para evitar recaídas e o desenvolvimento de formas resistentes da doença.
No Brasil, são registrados cerca de 84 mil novos casos por ano, com aproximadamente 6 mil mortes, o que reforça a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado.
Veja também:
Abril Azul: genética ajuda a identificar causas e melhorar cuidado de pessoas com autismo
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.