Fechar
O que você procura?
Brasil
Foto: Freme/VaticanNews
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Arquidiocese de São Paulo viveu um momento histórico no último domingo (15).
Em missa solene realizada na Catedral da Sé, os novos bispos auxiliares nomeados pelo Papa Leão XIV assumiram oficialmente suas funções.
Os novos bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo são dom Márcio Antonio Vidal de Negreiros e dom Celso Alexandre.
A celebração foi presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos bispos auxiliares, sacerdotes e diáconos do clero arquidiocesano, com a participação de religiosos e fiéis leigos.
Durante a missa, os novos auxiliares receberam a provisão como vigários gerais e episcopais nas regiões onde exercerão o ministério pastoral.
Dom Márcio vai atender a região episcopal de Santana e dom Celso, a região de Ipiranga.
Os dois novos bispos auxiliares são naturais do interior de São Paulo e tiveram atuações marcantes em paróquias de várias regiões do Estado.
Perfil
Dom Márcio, de 68 anos, é natural de Dois Córregos, no interior de São Paulo, onde seus pais eram agricultores e comerciantes.
Ao ser nomeado bispo, no dia 24 de janeiro deste ano, ele exercia o ministério pastoral como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Bragança Paulista, também no interior.
Dom Celso Alexandre
Dom Celso Alexandre, de 58 anos, é natural de Chavantes, e entrou no Seminário Arquidiocesano de São José, em Botucatu no ano de 1991.
Ele fez seus estudos filosóficos em Marília, formou-se em Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo e foi ordenado presbítero em fevereiro de 1999, na diocese de Lins, no interior paulista.
Agradecimentos na missa de posse
Na missa de posse, dom Odilo expressou gratidão a Deus pelas nomeações:
“Gostaria de agradecer a Deus porque, mais uma vez, olhou para a nossa arquidiocese, para suas necessidades e nos deu a graça de termos dois novos bispos auxiliares tão necessários em nossa arquidiocese”.
O arcebispo também agradeceu ao papa Leão XIV, que atendeu ao seu pedido para que a Igreja em São Paulo contasse com mais dois bispos auxiliares.
Nesta sexta-feira, 20, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, dom Celso preside a missa que marca o início de seu ministério pastoral na região de Ipiranga.
Já dom Márcio celebrará sua primeira missa como vigário episcopal para a região de Santana neste sábado, 21, na Basílica Menor de Sant’Ana.
*com informações de José Maria Tomazela/conteúdo estado
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.