Fechar
O que você procura?
Educação e Ciência
Foto: Reprodução/Internet
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O Ministério da Educação autorizou a criação do curso de Psicologia no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa.
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, dia 12. Com a publicação do ato autorizativo, serão ofertadas 100 vagas na graduação a partir deste ano.
A autorização ocorre quase seis meses após a recomendação para implementação do curso no campus, que recebeu a visita de uma comissão avaliadora do MEC em agosto de 2025.
A nova graduação conquistou nota 4,45, em uma escala de 1 a 5, destacando-se com uma pontuação de excelência pela qualidade do projeto pedagógico do curso e do corpo docente, além da infraestrutura da instituição.
“Essa conquista é muito importante, com impacto direto no Sertão e na ampliação do acesso à saúde mental de qualidade”, destacou o reitor Camilo Farias. Ele parabenizou a direção, a comissão do projeto do curso e toda comunidade acadêmica do CCJS, estendendo o reconhecimento à direção e aos servidores do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, que contribuíram para essa realização acadêmica e institucional.
“Agora é seguir trabalhando junto ao MEC para garantir vagas docentes e os recursos necessários ao pleno funcionamento do curso”, ressaltou.
O diretor do CCJS, Jardel Soares, classifica a criação como “uma vitória coletiva e multifatorial de diversos atores e um marco muito importante, pois o curso terá um papel fundamental, uma vez que não é somente a formação de profissionais, mas também de cunho social, já que no decorrer dos anos será construída uma Clínica de Psicologia no campus do Centro, com assistência gratuita à população de baixa renda – com cerca de mil atendimentos mensais”.
De acordo com o gestor, em breve será publicado um edital de vestibular especial para ingresso, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é que o ingresso dos novos alunos seja feito até o período letivo 2026.2, que terá início no próximo mês de outubro.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.