Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A apicultura ganha novo impulso no território do Alto Sertão paraibano, envolvendo diretamente os municípios de Bonito de Santa Fé, Monte Horebe, Poço de José de Moura, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada e Triunfo. O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste (BNB) lançou um Plano de Ação Territorial (PAT) com o objetivo de melhorar a qualidade e elevar em 20% a produtividade do mel e derivados, beneficiando diretamente 63 apicultores nos próximos dois anos.
Somente no ano passado, o BNB injetou R$ 1,3 milhão nos seis municípios que integram o PAT, por meio do crédito contratado com os produtores locais. A atividade já é praticada de forma familiar e em pequena e média escala. A região apresenta vocação natural para o setor, favorecida pela flora abundante da Caatinga, composta por espécies como marmeleiro, jurema e cajueiro, que oferecem condições ideais para a produção de mel de qualidade.
“No território, buscamos os municípios mais próximos para reafirmar, junto com os parceiros, o potencial produtivo que já existe no local e promover o desenvolvimento econômico”, destacou o agente de desenvolvimento João Cavalcante Feitosa.
O PAT da Apicultura mobiliza os gestores dos municípios, agentes econômicos participantes da atividade e entidades de formação e capacitação, a exemplo de empresas de comercialização e beneficiamento do mel e seus derivados, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) regional, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dentre outros.
A atividade é sustentável e estratégica para o equilíbrio ambiental, pois exerce papel essencial na manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade. A produção de cerca de um terço dos alimentos consumidos — como frutas, legumes e grãos — depende da polinização realizada pelas abelhas, cuja ação natural garante a segurança alimentar e contribui para a diversidade da produção agrícola.
Além disso, representa importante fonte de renda para famílias que vivem no campo ou em áreas rurais próximas.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.