Volúpia congressual
O ´coveiro´ da CPI
Matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo informa que o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, “enterrou a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue o Banco Master”.
Ele disse que seguirá a ordem cronológica dos 16 pedidos que aguardam apreciação na Câmara.
Na prática, isso inviabilizaria a abertura da CPI do Master.
“Regimento”
“A Câmara tem seu regimento, temos 16 CPIs protocoladas; temos que obedecer a ordem cronológica para poder decidir sobre instalação ou não dessas comissões parlamentares de inquérito”, afirmou Motta, lembrando que, em 2025, ele decidiu “não instalar nenhuma”.
Pronto para…
A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), avó de Hugo Motta, comentou ontem que “vejo de uma maneira bem democrática” as críticas (e vaias) que o seu neto tem recebido.
… As vaias
“É um momento muito difícil, um momento altamente dividido: a sociedade, os políticos e os partidos divididos. Uma pessoa jovem como Hugo está pronta para receber aplausos e vaias. Faz parte do momento que nós estamos vivendo”, ponderou a deputada.
Sem chance
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, descartou ontem qualquer intenção de reverter a liquidação extrajudicial do Banco Master, determinada em novembro último pelo Banco Central: “Não. Reversão não”.
O que compete…
Conforme o site da revista Veja, o presidente do TCU repetiu o que tem dito nas últimas semanas: o TCU se limitará a avaliar se a liquidação atendeu às regras existentes e ao princípio de transparência pública.
… Ao Tribunal
“O TCU analisa se a atitude e a liquidação do banco obedeceram às normas do direito administrativo, transparência, eficiência, regularidade, uma série de temas”, assinalou.
Lastro
De acordo com o deputado estadual Eduardo Carneiro, presidente do Solidariedade na Paraíba, a pré-candidatura a governador do atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) já conta com o apoio de aproximadamente 180 prefeitos.
Cravado
Edvaldo Neto, prefeito interino de Cabedelo e candidato ao ´mandato-tampão´ nas eleições de abril próximo, anunciou ontem o apoio à reeleição do deputado Hugo Motta (Republicanos), após já ter externado apoio à chapa majoritária governista: Lucas; Nabor Wanderley e João Azevedo para o Senado.
Plenário
“Eu quero respeito, porque eu não sou ´quenga´ de ninguém nesta Casa”.
Deputada Benedita da Silva, PT/RJ, na sessão da última segunda-feira da Câmara Federal.
Silêncio
O deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) reiterou nesta terça-feira que não há discussão, dentro da base governista, sobre o seu nome como alternativa para o cargo de vice-governador.
Para um auxiliar
“João Azevedo só falou comigo sobre a vice para indicar Deusdete Filho (secretário de Infraestrutura)”, quando da reunião na Granja Santana (há algumas semanas) que culminou com a retirada da pré-candidatura do próprio Adriano ao governo.
Alerta…
O jornal O Globo destacou que a atual composição do lança-perfume, um entorpecente utilizado há quase 100 anos no carnaval, é altamente tóxica.
… Carnavalesco
Um estudo do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontrou 166 substâncias tóxicas em 16 amostras de lança-perfume apreendidas pela polícia civil entre 2014 e 2024.
Conforme especialistas, o inalante irrita o músculo cardíaco e traz risco potencialmente fatal para os usuários.
Da boca de…
“… Vou ajudar na campanha do senador João Azevedo. Uma palavra que é importante na política é gratidão…” (vereador Milanez Neto, do MDB-JP).
Óbitos
Levantamento do Ministério da Justiça mostra que 6.519 pessoas foram mortas por policiais no Brasil no ano passado, um aumento de 4,5% em comparação ao ano de 2024.
Também houve queda nos óbitos de policiais e nos casos de suicídio envolvendo agentes de segurança no período.
O detalhe
A Bahia foi o estado que registrou o maior número de mortes cometidas por policiais em 2025, com 1.569, seguido por São Paulo (835) e Rio de Janeiro (798).
´Nunca antes´
Na primeira semana deste mês, o governo federal pagou R$ 1 bilhão e 500 milhões em emendas parlamentares, o que já considerado o maior valor liberado no mesmo período em série histórica iniciada em 2016.
Antes do voto
Para este ano, com eleições em outubro, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) determina que o governo federal pague 65% das emendas individuais e de bancadas estaduais até o fim de junho.
´Injeção na veia´
Conforme o jornal Folha de São Paulo, em 2026 as emendas devem responder por mais de um terço da verba de cinco ministérios, sendo que o controle chega a 68,7% dos recursos discricionários do Ministério do Turismo, comandado pelo paraibano Gustavo Feliciano, uma indicação do presidente da Câmara Federal, paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Saldo: restam 50 dias de mandato para João Azevedo…