Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom/Sebrae-PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Uma realidade que ganhou expansão, geração de renda e novos horizontes dentro do ambiente de negócios para quem mora no campo e atua na atividade da ovinocultura na região do brejo da Paraíba.
Inserido neste contexto de transformação, uma iniciativa de cooperativismo colabora para o protagonismo e o crescimento deste segmento econômico com o auxílio de consultorias do Sebrae/PB e apoio de assistência técnica prestado por outras instituições parceiras como Sescoop e o Sistema Faepa e Senar.
O caso em questão se apresenta por meio do trabalho da Cooperativa de Ovinocultores da Paraíba (Ovinocoop), com sede no município de Guarabira.
A entidade reúne mais de 100 produtores em seu quadro de associados. Eles atuam de forma articulada, e a partir da estrutura conquistada pelo cooperativismo, são orientados desde o processo de criação e manejo de ovinos, a como proceder para cumprir com as normas sanitárias de abate e distribuição do produto para o mercado.
Em atividade desde o ano de 2017, ao longo deste período o fortalecimento da ovinocultura no território do brejo ganhou destaque, principalmente, pela busca de conhecimento e a profissionalização da atividade. Além de acompanhar o trabalho da Ovinocoop, o Sebrae/PB contribui com esse avanço a partir da oferta de consultorias e orientações aos produtores.
De acordo com o presidente da Ovinocoop, Abdon Miranda, a parceria estabelecida pela entidade junto ao Sebrae tem gerado resultados positivos. Ele revela que uma das últimas consultorias se concentrou no objetivo de adequar a produção de produtos de origem animal e vegetal.
“São consultorias relevantes, porque nos apontam qual caminho seguir em termos de conquistar o melhor proveito de gestão. Considero esse trabalho do Sebrae como um farol, como uma luz no horizonte”, enfatiza.
Abdon Miranda revela ainda que as consultorias disponibilizadas pelo Sebrae colaboram para a consolidação do cooperativismo.
“É uma relação que está cada vez mais amadurecida. Isso pode ser observado no próprio corpo de cooperados e na construção desse processo, considerando a qualidade dos produtos e a orientação profissional que existe para tornar mais competitiva toda essa produção”, conclui.
Outro ponto positivo alcançado a partir desse processo de qualificação, e que também foi desenvolvido por meio de consultorias, é a estruturação da cooperativa para participação em editais de compras governamentais. Nesta modalidade, os pequenos produtores podem fornecer seus produtos para órgãos públicos.
Para o analista técnico do Sebrae/PB, Pablo Queiroz, a instituição tem atuado em diferentes frentes para contemplar as mais diversas atividades econômicas inseridas no ambiente de negócios e o setor do agronegócio faz parte desse cenário.
“Temos o Sebrae Agronegócio que oferta cursos e soluções voltadas ao campo, bem como outras ações que são desenvolvidas para auxiliar os produtores na gestão de suas atividades. A elaboração do plano de negócios se insere nesse contexto de proporcionar um melhor planejamento e esse é o papel do Sebrae”, disse.
Pablo Queiroz lembra ainda que outros espaços como a Sala do Empreendedor podem ser acessados pelos produtores para buscar auxílio.
“São vários serviços que podem ser consultados para o setor do agronegócio e o Sebrae está pronto para atender. São ações estratégicas como consultorias, orientações técnicas, processos de formalização, como se preparar para participar de licitações e, até mesmo na promoção de eventos, que são organizados para divulgar essas atividades e fortalecer ainda mais o empreendedorismo rural”, complementa.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.