Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Pixabay/ilustrativa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Papo Animal, na Rádio Caturité, o veterinário Edroaldo Cavalcante falou sobre as dermatites em cães, problema comum durante o verão e em períodos de mudança de estação.
Segundo ele, dermatite é a inflamação da pele e pode ter diferentes causas, como parasitas, alergias ou traumas.
O especialista explicou que as dermatites podem ser secas ou úmidas. As secas costumam formar crostas na pele, principalmente nas orelhas, dorso, região traseira, pernas, barriga e cauda.
Cálculos urinários em gatos aumentam no calor e exigem atenção dos tutores
Já as úmidas deixam a pele molhada e irritada, sendo mais frequentes na base da cauda, abaixo do queixo e em animais recém-tosados.
Entre os principais sintomas estão coceira intensa, irritação, agitação e, em alguns casos, dor e choro do animal.
Edroaldo destacou que as unhas dos pets acumulam bactérias, o que pode agravar as lesões quando eles se coçam constantemente.
Veterinário orienta sobre causas e como lidar com agressividade em cães e gatos
O veterinário orientou que, ao perceber qualquer alteração na pele, o tutor deve procurar atendimento profissional. No consultório, podem ser realizados exames de sangue e raspagem de pele para identificar se há apenas inflamação ou presença de parasitas, permitindo um tratamento adequado com medicamentos, pomadas, banhos terapêuticos e suplementação, quando necessário.

Foto: ParaibaOnline
Ele também reforçou que o tratamento de problemas dermatológicos costuma ser prolongado e exige acompanhamento veterinário.
Como forma de prevenção, recomendou manter os animais limpos, com alimentação de qualidade, uso de produtos adequados para banho e controle regular de parasitas, além de atenção a possíveis alergias alimentares.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.