Fechar
O que você procura?
Blogs e Colunas
Arcebispo Metropolitano da Paraíba.
Continua depois da publicidade
A Palavra de Deus sempre acompanha os esforços e as atividades daqueles que conhecem a Pessoa de Jesus. Conhecer Jesus não significa apenas abraçar um conjunto de doutrinas, mas entrar em relação com o seu coração concreto e aberto à humanidade.
Ao longo da vida, somos chamados a percorrer um grande caminho de fé. Esse caminho passa necessariamente pelo acolhimento das bem-aventuranças (Mt 5,1-12a).
Nesse cenário, o Divino Mestre sobe à montanha, senta-se e, aproximando-se os discípulos, começa a ensiná-los. A cena revela proximidade, cuidado e autoridade serena: Jesus fala ao coração de quem deseja escutá-Lo.
Seus ensinamentos têm um destino certo: a vida interior dos discípulos. Trata-se de uma relação de amor e formação, como a de um pai que olha atentamente para os filhos e os ensina a enfrentar os desafios da vida.
Nas bem-aventuranças, Jesus apresenta um novo modo de viver e de enxergar a felicidade. Ele chama felizes aqueles que o mundo costuma considerar frágeis ou perdedores: os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz e os perseguidos por causa da justiça.
Não se trata de exaltar o sofrimento em si, mas de revelar que o coração voltado para Deus, humilde, justo e misericordioso, já participa da alegria do Reino.
O caminho das bem-aventuranças nos conduz à eternidade. Não é um caminho de confortos, mas um caminho de discipulado, no qual aprendemos a seguir Jesus também na experiência da cruz.
O sofrimento pode nos acompanhar na peregrinação desta vida, mas ele não tem a última palavra: Deus prometeu uma justiça que restaurará toda humilhação e enxugará toda lágrima.
Nada pode roubar a paz interior daquele que vive unido a Deus e procura realizar a sua santa vontade. Esse caminho é discreto: não faz barulho, não se impõe por espetáculos nem pela força, mas cresce no silêncio do coração que confia, que ama e que permanece fiel nas pequenas coisas de cada dia.
Como ensinava Santa Teresa de Calcutá, “Deus não nos pede sucesso, mas fidelidade.” É nessa fidelidade cotidiana, muitas vezes escondida aos olhos do mundo, que o Reino de Deus já começa a florescer.
Como recorda o Papa Leão, “O Senhor não faz barulho, mas o seu Reino brota e cresce em todos os recantos do mundo.”
O modo de agir de Deus é silencioso, paciente e profundo. Ele não se impõe pela força, nem busca os aplausos do mundo, mas transforma os corações a partir de dentro. Assim também é a vida segundo as bem-aventuranças: discreta aos olhos de uma sociedade que valoriza o poder, o sucesso e a aparência, mas imensamente fecunda aos olhos de Deus.
Cada gesto de misericórdia, cada ato de perdão, cada fidelidade vivida no escondimento, cada sofrimento oferecido com amor faz o Reino crescer de maneira real e eficaz. Mesmo quando nada parece mudar por fora, Deus está agindo no interior das pessoas e na trama da história, fazendo germinar uma vida nova que um dia se manifestará em plenitude.
O Papa Francisco ensina que as bem-aventuranças revelam o próprio rosto de Cristo e, por isso, delineiam também o perfil do verdadeiro cristão. Não podemos desejar outro caminho que não seja o caminho redentor de Jesus. Ainda que seja exigente, é nele que encontramos a verdadeira felicidade.
As provações e perseguições tornam-se oportunidades de testemunhar nossa fidelidade a Deus. E, mesmo quando caímos, Ele permanece fiel, estendendo-nos sua mão ao mesmo tempo forte e bondosa, uma mão cheia de misericórdia derramada sobre todos.
Ser bem-aventurado é viver confiando a própria vida ao Senhor, todos os dias. Sigamos o caminho das bem-aventuranças, pois é nele que encontramos essa mão de Deus, cheia de misericórdia, derramada sobre todos.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.