Oposição: que Pedro não renegue ´3x´ a vice
Controverso
“Eu estou onde sempre estive, na base do governo. Eu faço parte do governo João Azevedo!”
Foi o que disse o ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, ao ser empossado na noite de quinta-feira como novo presidente estadual do Avante.
Novo tributo
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) decidiu, em assembleia-geral, a representação dos municípios no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), criado com a reforma tributária.
Esse Comitê administrará a arrecadação do novo tributo, que substituirá o ISS e o ICMS.
Conterrânea
Quem vai integrar esse Comitê é Meryclis d’ Medeiros Batista Rangel, da cidade de Patos (PB).
O detalhe
A indicada é correligionária do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB).
Do litoral
O secretário de Finanças de João Pessoa, Brunno Sitônio, também vai integrar o Conselho Superior Provisório do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços CGIBS.
Da boca de…
“… Cabedelo é uma das prefeituras mais importantes do Avante em todo o Brasil…” (deputado federal Luís Tibé, MG, presidente nacional do partido).
Passou o bastão
A direção do PSD em Campina Grande migrou do ex-vereador João Dantas para o atual suplente de vereador Ronaldo Cunha Lima Neto.
´Último do ninho´
O presidente do PSDB/PB, deputado estadual (licenciado) Fábio Ramalho, anunciou para breve a sua filiação ao PSD.
Chegando
O deputado federal Mersinho Lucena (ainda no PP) comunicou ontem que vai disputar a reeleição pelo PSD.
Lema
“A Paraíba em um novo ritmo” é o slogan que começa a ser trabalhado na pré-campanha de Cícero Lucena.
Vagando
Pedro Cunha Lima (PCL), presidente estadual do PSD, disse ontem ao anunciar o apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena (MDB) a governador que existem debates que ainda “precisam ser feitos” no Estado, entre os quais o inerente à área da educação.
“E é preciso reagir”, emendou.
Incorporação
PCL realçou em entrevista que “alguns fatores guiaram” a sua decisão sobre a sucessão estadual, mas realçou o “compromisso firme’, da parte de Cícero, “de incorporar algumas ideias apresentadas” na campanha eleitoral de 2022, “sobretudo a agenda na área da educação”.
Uso coletivo
Ele reiterou a necessidade de se dar uma “destinação pública” à Granja Santana, atual residência do governador da Paraíba.
Nunca foi entrave
Pedro recordou que “desde o final da eleição de 2022, tenho dito que não seria problema, se houvesse um nome mais competitivo do que o meu, representando o nosso campo, que eu estaria junto. E há bastante tempo, as pesquisas que todo mundo faz colocam um único nome liderando os demais, que é o nome de Cícero. A candidatura de Cicero nasce da escolha do povo, que o escolheu para estar à frente desse processo nesse instante”.
Instantes distintos
“E sempre coloquei que não seria problema para um movimento coletivo. Em alguns momentos a política nos pede coragem. Foi isso que me aconteceu em 2022 e fui à disputa; em outros instantes a política pede desprendimento para que outro possa nos representar”, acrescentou Pedro.
Engajamento
O ex-deputado garantiu que “compondo ou não a chapa, eu estarei participando ativamente dessa caminhada”.
“O time é bom, é forte, e a gente se junta para vencer a eleição”, arrematou.
Condução
Cícero Lucena convidou Pedro para coordenar a preparação do seu programa de governo.
Simbologia
“Gratidão pelo desprendimento de Pedro. Tê-lo no projeto tem um inegável simbolismo”, salientou o senador Veneziano Vital, presidente do MDB na Paraíba.
Marco
Ele grifou que o apoio conquistado por Cícero “é um passo fundamental que nós damos, após termos respeitado o momento decisório do PSD”.
Indicativos
“A população expressa o desejo de ter Cicero como governador em todas as aferições. E isso haverá de crescer. A tendência é de que avencemos ainda mais”, projetou Veneziano.
Apoio pessoal
Romero Rodrigues se fez presente à solenidade do PSD/PB e ressaltou que “estou aqui com o ´meu CPF´. O Podemos vai tomar posteriormente uma decisão partidária”.
Origem popular
“Pedro nos representa integralmente”, bradou o deputado, acentuando em seguida que “quem lançou a pré-candidatura de Cicero a governador não foi a classe política, mas o povo da Paraíba”.
Reencontro
“Estou muito feliz com esse reencontro com vários amigos e com a proposta de cuidar de Campina Grande”, afirmou Cícero Lucena no começo de seu discurso no evento do PSD.
Humanização
Ele disse que a sua candidatura visa “buscar o que há de mais humanizado em termos de governar. Não basta ser competente e eficiente; tem que ter ações humanizadas”.
Quatro mãos
Conforme o prefeito pessoense, “vamos executar o modelo que aprendi com Ronaldo (Cunha Lima): a Paraíba terá, mais uma vez, dois governadores (simultaneamente)”.
“A nossa trajetória política foi construída com o propósito de cuidar deste Estado”, enfatizou Cícero.
Cerco emocional
Praticamente todos os oradores do evento do PSD verbalizaram o apelo para que Pedro Cunha Lima reconsidere a decisão de não participar, como candidato, das eleições que se avizinham, e que aceite a vaga de vice-governador.
Romero, Veneziano e os deputados Fábio Ramalho, Tovar Correia Lima e Mersinho Lucena foram enfáticos nesse propósito.
Mesmo com o PSB/PB claudicante, João Azevedo vai revisitar o ´Velho Mundo´…