Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
*Vídeo: ParaibaOnline
O pão francês, um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros e considerado uma das receitas mais simples dentro de uma padaria, exige atenção rigorosa em todas as etapas de produção para garantir qualidade. O alerta é do coordenador do moinho M. Dias Branco e um dos 100 melhores padeiros do Brasil, Francisco Pontes, que destacou os riscos de processos acelerados e uso de insumos inadequados na panificação.
Segundo ele, apesar de ser uma receita simples, o pão francês pode perder qualidade facilmente se houver falhas no preparo. “Pão francês, que é a receita mais simples que tem dentro de uma padaria, porém, é que se você der um vacilo, você vai ter o pior pão da cidade.”
Francisco Pontes explicou que diversos fatores influenciam diretamente no resultado final do produto. “O que diferencia a qualidade da farinha que se usa, os insumos agregados na receita como reforçador, até a qualidade da água, a quantidade de água que se coloca na receita de fermento, respeitando todos os processos, claro que você vai ter um pão de boa qualidade com aroma, com crocância.”
Panificação: falta de mão de obra exige qualificação e simplificação de processos
Ele também alertou que a busca por rapidez na produção pode comprometer o sabor e a qualidade do alimento. “Já tem outras padarias que devido à rapidez no processo, altera o sabor, quantidade de fermento altera o sabor, quantidade de aditivo altera o sabor, por mais que seja um bom padeiro, mas se não tiver bons insumos, bons equipamentos, com certeza vai ter essa diferença de sabor.”
Durante a entrevista, o titular da coluna Do Grão ao Pão, Norival Monteiro, também fez um alerta sobre práticas irregulares ainda existentes no setor. “Também tem outro detalhe que eu sempre friso aqui. Por que eu falei da venda do pão no quilo e na unidade? Porque existe uma estratégia dentro dessa indústria da panificação onde o padeiro, o empreendedor ele visa muito a questão do lucro.”
A importância da venda correta do pão e desafios da panificação
O especialista fez ainda um alerta sobre os riscos à saúde. “Então o pai de família às vezes não se sente bem, o pai de família vai, infelizmente, pela sua necessidade levar atrás de volume, de quantidade e está levando a morte para dentro de casa sem saber.”
Francisco Pontes destacou que ainda existem produtos proibidos sendo utilizados de forma irregular. “São produtos proibidos que ainda existem. Infelizmente ainda existe, por isso que é necessário a gente do sindicato e a gente que é responsável tratar desse assunto, contribuir com as autoridades, porque isso é saúde pública.”
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.