Campanha sobre rodas
´Azul piscina´
Marcus Vinícius, presidente da Cagepa, relatou ontem que a estatal de águas e esgotos atua no presente em 211 das 223 cidades paraibanas.
E em apenas 14 delas o resultado operacional é superavitário (lucrativo).
Conforme a sua projeção, feita ontem na ´Arapuan FM´, a Cagepa deve ter fechado o ano de 2025 com um lucro líquido superior a R$ 100 milhões.
Juntando os pontos
Dessa forma, o governo da Paraíba caminha para privatizar (parcialmente) a sua empresa estatal, ao retirar de sua atribuição, mediante uma PPP (parceria público privada), o rentável serviço de coleta e tratamento de esgoto, notadamente a área mais lucrativa: a região metropolitana de João Pessoa.
Recordando
Aparte tratou especificamente desse tema em recente edição especial.
Acesse aqui.
Inacessível
Presidente do Sintab, o sindicato que congrega os servidores municipais de Campina Grande e região, Frankilin Barbosa disse ontem no Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM – líder na audiência regional no horário -, que durante os cinco anos da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima em apenas duas ocasiões ele recebeu a entidade sindical.
Faxina milionária
A Câmara Federal lançou um processo licitatório para contratar uma empresa, por até R$ 48,9 milhões, para prestar serviços de limpeza e conservação nos prédios da Casa, pelo período de 30 meses.
A informação foi publicada no jornal O Globo.
Índice
Será de 4,46% a correção que será aplicada este ano no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por parte da Secretaria de Finanças de Campina Grande.
Coordenadas dadas
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) reuniu no último final de semana a bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa.
Te prepara Cícero Lucena!
Energizada
O jornal Valor Econômico (SP) destacou que em dezembro último houve um crescimento de 4% no consumo de energia elétrica na área de atuação da Energisa Paraíba.
Quaresma
“Fraternidade e Moradia” é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, com o lema “Ele veio morar entre nós” (baseado em João 1, 14).
“Dignidade da moradia”
A intenção da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), promotora da CF, é “buscar sensibilizar a sociedade e o poder público sobre a dignidade da moradia como um direito humano fundamental”.
O detalhe
O lançamento nacional está marcado para o dia 18 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), em Brasília.
Sob nova direção
Será às 19 horas desta quinta-feira, no Cabedelo Clube, a posse do ex-presidente do PSB em Campina Grande, Jhony Bezerra, como novo presidente da comissão municipal provisória do Avante, sucedendo ao ex-prefeito cabedelense Victor Hugo, que foi defenestrado do comando partidário.
Retrovisor
Há muitos – muitos! – meses esta Coluna vem periodicamente sinalizando a saída de Jhony Bezerra do PSB, com o estímulo (oculto) do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos).
´Aguarde carta´
De forma objetiva, o deputado Hervázio Bezerra (´afivelando as malas´ para deixar o PSB) anunciou que vai chegar à Assembleia Legislativa na próxima semana, quando da reabertura dos trabalhos ordinários, usando pela primeira vez, como deputado, o ´figurino´ de oposicionista.
“Foi João Azevedo que me jogou para a oposição”, afirmou Hervázio.
Os ´deserdados´
O deputado disse que passa a integrar uma “lista muito seleta” de pessoas menosprezadas pelo governador da Paraíba: senadores Veneziano Vital (MDB) e Efraim Morais (União), deputado Felipe Leitão (ainda no Republicanos), entre outros.
´Anjo Gabriel´
Com vocação para o ´Nobel da Paz´, o filho de Hervázio, o vice-prefeito pessoense Léo Bezerra (ainda no PSB) declarou ontem que “espero um dia o governador conversar com o deputado Hervazio e verdadeiramente esclarecer o que aconteceu. Se ele acha que Hervázio foi incompetente, ele o diga”, ou que se desculpe.
Quer que ´desenhe´
Léo Bezerra ainda não abdicou – pelo menos na retórica – do desejo de votar em João Azevedo para senador: “Eu quero saber se ele deseja também”.
Sem anestésico
Bem menos contemporizador foi o prefeito pessoense Cícero Lucena (MDB), que em entrevista à ´Arapuan FM´ chamou Ari Reis, secretário de Saúde do Estado, de “pau mandado” de João Azevedo.
´Fanta´
O site Metrópoles publicou ontem que o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, repassou três empresas das quais era dono para Soraya Rouse Santos Araújo, 43 anos, ex-assessora parlamentar do pai dele, o deputado federal Damião Feliciano (União).
Caneta
Cristiano Rodrigues da Silva Abrantes, filho do ex-vereador campinense ´Buchada´, foi nomeado por Bruno Cunha Lima para uma assessoria especial no gabinete do prefeito.
Bandeira da reeleição
Atualmente tramitam no Congresso Nacional 108 projetos sobre a gratuidade no transporte público, sendo 102 propostas na Câmara e seis no Senado.
A Tarifa Zero deve ser uma das principais bandeiras de campanha do presidente Lula e indica uma disputa à vista por sua paternidade.
Lula pediu ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conforme o ´Estadão´, que realize um estudo detalhado (e o custo) sobre o assunto antes de deixar o cargo.
´Mineiramente´ – ou seria ´matutamente´? – o deputado Fábio Ramalho vai se escalando para a vaga de vice ao lado de Cícero…