...

Campina Grande - PB

Serviços e atividades marcam Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde em JP

07/04/2017 às 20:01

Fonte: Secom/PB

fotos: Secom/JP

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), promoveu nesta sexta-feira (7) à tarde várias atividades de saúde e recreativas em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde.

O evento aconteceu na sede do Sesc, no centro de João Pessoa. O objetivo da ação foi orientar e ofertar serviços de saúde para a população, com foco na prevenção e promoção da saúde, visando uma melhor qualidade de vida.

“Hoje estamos na comemoração das duas datas, mas a saúde deve ser cuidada todos os dias do ano, por meio de avaliações nutricionais e médicas; exames e atividades físicas”, disse a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES, Izabel Sarmento.

Foram ofertadas várias atividades: verificação de pressão arterial; testes rápidos (HIV e Hepatites B e C); vacinas: Hepatite B e Tríplice – caxumba, rubéola e sarampo; avaliação física e nutricional (índice de massa corporal, teste de flexibilidade); educação em saúde, com foco na depressão; orientação odontológica; orientação sobre câncer de mama e colo do útero (Saúde da Mulher); distribuição de preservativos (masculino e feminino), gel lubrificante e educação sexual; exposição do Laboratório de Entomologia (ciclos de vida do mosquito Aedes Aegypti); distribuição de material educativo de dengue, chikungunya e zika; aulão de ritmos e ginástica funcional.

Para a diretora de Saúde do Sesc, Eliane Bandeira, trabalhar em parceria traz resultantes positivos para a população.“Fortalece a ação, unindo forças para alertar a população sobre a importância da prevenção, pois muitas doenças podem ser barradas, se forem descobertas na fase inicial”, alertou.

A dona de casa Viviane Cristina, que já teve zika, fez questão de conhecer o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti. Ficou sabendo que o melhor a se fazer é evitar que ele nasça. “Eu faço a minha parte. Na minha casa não tem plantas, ensino aos meus filhos que não devem jogar lixo na rua, mas onde moro, aqui no centro da cidade, tem muito lixo acumulado”, falou.

A aposentada Maria Gomes Pires, de 67 anos, usufruiu de todos os serviços. Ficou bastante empolgada. “Adorei tudo isso aqui. Gostei tanto que agora fiquei decidida a fazer alguma atividade física. Estou muito sedentária e isso só traz problemas de saúde”, declarou.

O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado no dia 6 de abril. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem, a cada ano, em decorrência disso.

Já o Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Veja também

Comentários