...

Campina Grande - PB

Semas realiza mais de 24 mil atendimentos no primeiro trimestre, em Campina

10/04/2017 às 14:00

Fonte: Da Redação com Codecom/CG

A Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) contabilizou, nos primeiros três meses da nova gestão do prefeito Romero Rodrigues, um total de 24.078 atendimentos às famílias, crianças e adolescentes, idosos, pessoas em situação de risco e sociedade em geral.

“Estamos cumprindo a determinação do prefeito Romero Rodrigues em garantir a assistência social em toda Campina Grande”, destacou a secretária Eva Gouveia.

Os atendimentos socioassistenciais acontecem nas 23 unidades onde a Semas presta atendimento e faz o acompanhamento em diversas áreas.

Em uma dessas ações, a Semas tem trabalhado na articulação para implantação do Centro Dia Especializado em Microcefalia, junto ao Governo Federal, que vai acompanhar as famílias que têm crianças com esta síndrome.

Outra articulação foi a pactuação ao Programa Criança Feliz, com a meta de atender 1.000 crianças, na faixa etária de 0 até 6 anos de idade, que estão em situação de deficiência. Esse trabalho também é realizado em parceria com o Governo Federal.

A secretaria, responsável pela política de Assistência Social de Campina Grande, também está realizando o planejamento para redefinição dos territórios dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para uma melhor forma de atender mais famílias.

Também faz parte do trabalho socioassistencial a redistribuição, entre os três CREAS, dos casos de adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas. O objetivo é facilitar o acesso às famílias.

E por meio de uma parceria entre a Semas e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), está sendo realizado o levantamento e o acompanhamento de 452 famílias que trabalham com veículos de tração animal.

No último mês de março, a Semas realizou a Semana da Mulher do Sine – Campina Grande, com promoção de cursos e a inclusão de 100 mulheres no mercado de trabalho.

“Além de participar do curso também consegui um emprego”, disse Sandra Silva, moradora do bairro das Malvinas.

Uma importante ação de promoção do direito da pessoa idosa foi a realização do Carnaval da Melhor Idade, com concentração na quadra poliesportiva do bairro da Liberdade, ocasião em que os participantes saíram em festa até o Parque da Liberdade, localizado no mesmo bairro.

Umas das unidades da Semas comporta o Cadastro Único, que atende as famílias inseridas no Programa Bolsa Família.

Neste primeiro trimestre 29.583 famílias estão sendo amparadas pelo Programa Bolsa Família.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Com relação aos números, só nos primeiros três meses deste ano, o Cadastro Único realizou 7.000 atendimentos de pessoas com dúvidas sobre o NIS e Bolsa Família.

Outro programa que também tem realizado um atendimento diário é o Ruanda, que tem levado a Unidade Móvel para os locais onde são identificadas crianças e adolescentes em situação de risco.

Também para atender pessoas em situação de rua, a Semas conta com a Casa de Passagem, Albergue e o Centro POP.

Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também trabalham com crianças e adolescentes, oferecendo cursos e oficinas em suas duas unidades, uma localizada no bairro de Bodocongó e a outra no distrito de São José da Mata.

Veja também

Comentários