...

Campina Grande - PB

Saúde vacina mais de 60% do público-alvo contra a gripe

14/05/2017 às 16:34

Fonte: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

O dia D de vacinação contra a gripe foi realizado neste sábado, 13. Ao fim da maratona de imunização, a Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou um balanço da campanha 2017. Desde o início da campanha, que começou no dia 17 de abril, até o momento, foram vacinadas 53.863 pessoas, o que corresponde a 62,59% do público-alvo da cidade. A meta é vacinar 90% até o dia 26 de maio.

O dia D foi realizado em mais de 80 Unidades Básicas e Centros de Saúde das 7h às 17h. A partir deste sábado a vacinação foi ampliada para os grupos prioritários que ainda não estavam recebendo as injeções, que são os professores e as pessoas com doenças crônicas e comorbidades.

Os detentos, trabalhadores do sistema prisional e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas serão imunizados após o fim da campanha.

O município de Campina Grande não tem registro de povos indígenas, que também têm direito à vacinação.

Os grupos mais vacinados foram os dos idosos e dos trabalhadores de saúde, que passaram dos 70%. Com relação às gestantes, foram 60,97%. As crianças e as puérperas estão abaixo dos 40%.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

“Nossa preocupação maior é com as crianças porque faltam mais de 16 mil. Então, estamos pedindo que os pais procurem as unidades de saúde para imunizar os seus filhos. Com relação às puérperas, vamos fazer uma busca junto às Equipes de Estratégia de Saúde da Família para levar a vacina na casa das mulheres, já que muitas não podem ir às unidades”, explicou a Coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

No total são 82.898 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e pelo menos 74.608 precisam ser imunizadas.

Os grupos dos professores, doentes crônicos, detentos, agentes penitenciários e menores em desacordo com a lei têm direito à vacina, mas não fazem parte dos ditos grupos prioritários, que são contabilizados para o alcance da meta.

Veja também

Comentários