Consultório JM: Médico fala sobre sinais e sintomas da rinite alérgica

Da Redação

Publicado em 10/02/2024 às 10:00

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

O Consultório JM deste sábado (10) abordou um tema comum e que ainda causa dúvidas. O Médico Antônio Henriques falou sobre as causas e os sintomas da rinite alérgica, uma doença que atinge muitas pessoas em vários períodos da vida.

Conforme explicou o médico aos ouvintes do Jornal da Manhã, da Caturité FM, a rinite é caracterizada pela obstrução do nariz, que é responsável por bloquear substâncias tóxicas e impedir que elas cheguem aos pulmões.

– É uma doença inflamatória das mucosas do nariz que pode ser alérgica e não alérgica. O nariz é responsável pela proteção inicial contra substâncias tóxicas e irritantes inaláveis que impedem de chegar aos pulmões. A obstrução nasal é uma reação normal que provoca o bloqueio das substâncias e causam espirros, coriza e impede a passagem do agente agressor. Quando essa reação é exagerada e dura muitos dias, é caracterizada a rinite – apontou.

Henriques também falou sobre as substâncias que causam a rinite, como poeira, pelos de animais e mudanças de clima.

– A rinite alérgica é hereditária, mas também pode se manifestar ao longo da vida sem o fator da hereditariedade. Os gatilhos de crise são ácaros presentes na poeira doméstica, pelos de animais, fungos, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus e mudanças bruscas de temperatura. Os sintomas são edema da mucosa que causa obstrução, espirros, coceira no nariz e na garganta – contou.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Confira o vídeo:

 

2021 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

BeeCube