Com o compromisso de promover a saúde ocular e atender à crescente demanda de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (Help) iniciou nesta segunda-feira, 20, procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, especialmente nos casos de vitrectomia (retina) e cirurgia de catarata.
O hospital foi habilitado pelo Programa Nacional para reduzir filas de cirurgias, exames e consultas especializadas do Ministério da Saúde. A expectativa é que essa ação proporcione não apenas a redução das filas de espera para cirurgias oftalmológicas, mas também promova melhorias significativas na qualidade de vida das pessoas atendidas.
Foto: Ascom/Help
Os pacientes devidamente autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande serão submetidos aos procedimentos necessários para recuperação da saúde ocular.
A primeira cirurgia foi realizada pela retinóloga Cecília Melo, oftalmologista especializada no diagnóstico e tratamento das doenças da retina e do vítreo.
“Realizamos o procedimento em uma criança de 2 anos com endoftalmite, uma infecção grave generalizada no interior do olho. A criança passa bem, ficou internada no hospital Help e será reavaliada para começar o tratamento ambulatorial”, afirmou.
A iniciativa é parte do comprometimento do HELP em contribuir para a saúde da comunidade e garantir que cada paciente tenha acesso a tratamentos de alta qualidade.