Ouça: psicóloga fala sobre sintomas e possíveis causas da fibromialgia

Da Redação*

Publicado em 23/06/2022 às 11:39

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Quem participou de mais uma edição do Jornal da Manhã, da Rádio Caturité FM, desta quarta-feira (22), foi a psicóloga Josiplessis Marques, que desta vez trouxe outro tema bastante pertinente: a fibromialgia.

Durante a conversa direta com os ouvintes, ela apontou alguns sinais que podem nos auxiliar na identificação do problema, como a questão de dores ao acordar, bem como a falta de ânimo para sair da cama.

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10% a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.

Ouça a participação na íntegra:

Colunistas

2021 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

BeeCube