Fechar

logo
logo

Fechar

Psicólogo orienta trabalhadores sobre a Síndrome de Burnout

Da Redação*. Publicado em 14 de janeiro de 2022 às 11:53.

Foto: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

O psicólogo Max Lira explicou o que é a Síndrome de Burnout, que foi recentemente reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional e se trata do esgotamento profissional.

Ele destacou que a doença está relacionada exclusivamente com o trabalho, quando há, inicialmente, a exaustão, depois a despersonalização e logo após a falta de sentido.

De acordo com Max, a pessoa que sofre de Burnout pode comumente ser confundida com alguém que sofre de depressão ou ansiedade. Ele explicou que o Burnout pode levar a um quadro de depressão, mas é necessário avaliação psicológica.

O psicólogo disse que a empresa deve estar atenta aos sinais de exaustão de seus colaboradores, pois é comum perceber a perda do sentido e a necessidade de ajuda.

Max frisou, em entrevista a uma emissora de rádio, que muitas pessoas negligenciam os sintomas do Burnout, mas sempre chega um momento em que é necessário dar atenção ao problema.

“É necessário que exista insalubridade psíquica no ambiente de trabalho. Também é preciso revestir-se do autocuidado, você entender que você tem limites. Qual é o ponto em que você deve procurar um profissional? Muitas das vezes você não percebe isso, mas é necessário que a gestão esteja atenta, que você esteja atento, que os familiares estejam atentos. O Burnout é uma doença que vai degenerando, você fica sem sentido para trabalhar”, disse.

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube