Fechar

Fechar

Santa Luzia mantém a tradição do “São João da Rua de Baixo” entre famílias e amigos

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba). Publicado em 12 de junho de 2018.

Uma programação bastante diversificada foi montada pra receber os turistas e comunidades circunvizinhas ao município de Santa Luzia (262 km distante da Capital João Pessoa), durante os festejos juninos da cidade, que serão comemorados no período de 22 a 24.

A Praça da Igreja Matriz no centro da cidade será transformada em um grande arraial, onde acontecerão as apresentações de várias quadrilhas juninas, concursos de casal matuto mais bonito, desfile de moda, passeios de carroças, bandas de forró entre outras atrações, além das barracas com comidas típicas e do artesanato local.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A festança junina é promovida pela Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), presidida pela gestora de Turismo, Regina Amorim, que tem investido com os moradores e a iniciativa privada na manutenção da festa.

Com as inovações promovidas, ela disse que espera este ano, receber um número significativo de turistas.

Foto: Divulgação/ Arquivo

Foto: Divulgação/ Arquivo

O evento “São João da Rua de Baixo” deste ano vai contar ainda com o lançamento de um “Museu Junino”, que contará toda a história do tradicional festejo da cidade em uma mostra de fotografias em 10 painéis medindo 80 centímetros de largura por 2 metros de altura.

“Este ano, estamos comemorando 76 anos de festas do São João de rua entre as famílias moradoras da cidade e com as que estão fora dela, mas que nasceram em Santa Luzia. Com a criação desse museu estaremos mostrando as nossas ricas manifestações culturais e populares existentes no município. Essa é mais uma forma de não deixar morrer as nossas raízes e tradições”, explicou a gestora.

Foto: Divulgação/ Arquivo

Foto: Divulgação/ Arquivo

O evento realizado ao longo desses anos tem reunido os amigos e famílias para o bom arrasta-pé, soltar fogos, dançar ao som de muito forró pé de serra, xote, xaxado e baião em comemoração aos santos do mês de junho (Santo Antônio, São João e São Pedro), além de fazer com que os laços de amizade com os moradores da região sejam estreitados ainda mais.

Este ano, a Santura vai realizar ainda um Fanpress para levar jornalistas de João Pessoa para conhecer o “São João da Rua de Baixo” e ajudar a divulgar e manter a tradição do festejo.

“O nosso objetivo é retomar a tradição e preparar a cidade a voltar a fazer história dentro e fora do Estado, afinal Santa Luzia é conhecida como a cidade que ensinou a Paraíba a dançar forró. Estes profissionais convidados formadores de opinião, especialistas de turismo e cultura, aceitaram a missão não apenas de divulgar o evento, mas de analisá-lo com um “novo olhar” e enviar seus feedbacks à Santura”, completou a gestora.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube