Da Redação - Publicado em 31/05/2017 às 20:31

Mais de 80 profissionais da saúde vão trabalhar no Parque do Povo

A Secretaria de Saúde de Campina Grande finalizou o plano de trabalho para o São João 2017 no Parque do Povo. Mais de 80 profissionais vão atuar durante o mês festivo.

Uma das novidades é a mudança de localização do posto médico, que antes ficava próximo às escadarias do Centro Lourdes Ramalho, e este ano passa a ser perto dos camarotes.

O posto tem leitos para atendimento e observação das pessoas que se sentirem mal durante a festa ou sofrerem algum tipo de acidente. O local tem equipamentos para pronto socorro e atendimento pré-hospitalar com capacidade para entubar pacientes, cilindros de oxigênio e, este ano, vai contar com um desfibrilador.

As equipes vão das 19h às 4h. A equipe fixa do posto médico tem médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Este ano serão quatro ambulâncias, duas na parte de cima e duas na parte de baixo. Uma das ambulâncias fica posicionada próximo à Pirâmide Jackson do Pandeiro, e vai contar com médico e enfermeiro.

A Unidade de Suporte Avançado é colocada estrategicamente perto de um portão para que possa encaminhar o paciente a alguma hospital em caso de urgência. As outras ambulâncias contam com enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Tem ainda três equipes móveis de socorro médico que ficam circulando toda a extensão do Parque do Povo para prestar o atendimento nos casos necessários. Elas contam com enfermeiro, dois maqueiros e segurança. Os profissionais passaram por treinamento com o Samu e o Corpo de Bombeiros.

A rede de atendimento também está sendo preparada para receber os pacientes do Parque do Povo. Os hospitais de referência são Hospital de Trauma, UPA, Hospital da Criança e do Adolescente e o Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel, para casos de surto psicótico.

Em 2016 foram realizados mais de 600 atendimentos e pouco mais de 20 precisaram ser encaminhados para unidades hospitalares. Em São José da Mata a secretaria disponibiliza também uma ambulância na praça central durante as noites de festa. Em Galante, a secretaria também atua com ambulâncias e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em todos os dias de festa.

Além da rede de atendimento em urgência e emergência, também vão ser realizadas campanhas preventivas de conscientização sobre cuidados com a gripe H1N1, as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as doenças sexualmente transmissíveis.

Os barraqueiros também foram capacitados pela Gerência de Vigilância Sanitária sobre a correta manipulação de alimentos e vão ser fiscalizados durante a festa.

Simple Share Buttons