Da Redação - Publicado em 16/06/2017 às 12:35

Cavalgada Junina é a grande atração deste sábado no Maior São João do Mundo

Foto: Codecom/CG

A Cavalgada Junina mais uma vez promete ser um dos eventos mais esperados, dentro da programação paralela do Maior São João Mundo.

A grande novidade para este ano será a presença do Grupo Folclórico “As Marias”.

O grupo estará recepcionando na Estação Velha os participantes da cavalgada, caracterizado com roupas que remetem aos anos 30 e logo em seguida fará apresentação artística no restaurante Chapéu de Couro, localizado nas proximidades do Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, no Ligeiro, onde será encerrada a cavalgada.

A Cavalgada Junina, que sairá às ruas de Campina Grande neste sábado (17), reúne cavaleiros e amazonas que já confirmaram encontro para as 8h na Estação Velha.

A comitiva iniciará a cavalgada pelas ruas centrais da cidade e em seguida a tropa seguirá para o Parque de Exposição de Animais.

Além da atenção e da curiosidade do público, a Cavalgada Junina reuniu, no ano passado, um número expressivo de mulheres e homens que apreciam a montaria.

Foram aproximadamente cem amazonas e cavaleiros, número superior à participação de 2015, que somou sessenta participantes.

Para este ano, os organizadores mantêm a expectativa de êxito nesse evento.

A Cavalgada Junina, com inspiração nos Tropeiros da Borborema, se afirma como um dos eventos de grande apelo cultural, dentro da programação do Maior São João do Mundo.

A marcha ritmada do cavalo Mangalarga Marchador faz uma toada harmoniosa com os sons da sanfona, do triângulo e da zabumba, como se fosse um quarto e inusitado instrumento, na formação do forró genuíno.

As cavalgadas, cuja prática é motivada pelo espírito esportivo, religioso ou cívico, têm encontrado grande aceitação no Nordeste.

Em Campina Grande, elas ganham uma feição cultural, sobretudo porque remetem às origens da cidade e a um dos seus símbolos mais expressivos: os Tropeiros da Borborema.

Esse apelo cultural, cuja origem remonta aos séculos 17 e 18, foi a principal razão para a inclusão da Cavalgada Junina na programação oficial do Maior São João do Mundo.

O prefeito Romero Rodrigues expressou a sua satisfação com o engrandecimento e o interesse que o evento desperta na população de Campina Grande e nos turistas.

Simple Share Buttons