...

Campina Grande - PB

PROAFE oferece aulas experimentais para alunos da rede municipal, em CG

17/04/2017 às 16:23

Fonte: Da Redação com Codecom/CG

A Prefeitura de Campina Grande dará início nesta terça-feira, 18, à quinta etapa do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do município (PROAFE), com aulas experimentais nos laboratórios do Museu Vivo da Ciência, nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Química e Física.

As aulas são voltadas para alunos do 6º e do 9º ano, do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade, e serão ministradas às terças, quartas e quintas-feiras, nos turnos manhã (a partir das 8h30) e tarde (a partir das 14h30), até o dia 08 de junho.

Fruto de uma parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Educação (Seduc), em convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o programa oferece aulas ministradas por alunos que são estagiários dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

A ideia é que esses graduandos adquiram experiência da vivência escolar, oferecendo seus conhecimentos para os alunos do Ensino Fundamental do município.

O PROAFE beneficiará alunos de oito escolas. São elas: CEAI Dr. Elpídio de Almeida (Ramadinha), Escola Henrique Guilhermino Barbosa (Velame), Escola Lions Prata e CEAI João Pereira de Assis (Catolé), Escola Frei Dagoberto Stucker e Escola Pe. Antonino (Alto Branco), Escola Maria das Vitórias (Catingueira) e a Escola Tiradentes (Santa Rosa).

O projeto é composto por 50 kits que abordam diversos assuntos das áreas de Ciências, Biologia, Física e Química, baseados no “Projeto Experimentoteca”, elaborado pela Universidade de São Paulo, na Coordenadoria de Desenvolvimento Científico e Cultural – CDCC, Campus de São Carlos (SP).

De acordo com Carlos Dunga Junior, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal, o Museu Vivo da Ciência dispõe de um completo laboratório de matemática, com equipamentos cedidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Todas as escolas de Campina Grande e região podem agendar visitas aos nossos laboratórios. Temos vários equipamentos de física moderna, como o abajur de plasma e bicicletas que geram energia, que são bem interessantes para todos os estudantes”, destacou Dunga Junior. As visitas das escolas de Campina Grande e região poderão ser agendadas pelo telefone (83) 3322-4976, com o professor Paulo Carneiro.

Veja também

Comentários