Fechar

logo
logo

Fechar

Presidente do TRE diz que implantação de voto impresso auditável esbarra na dificuldade de equipamentos

Da Redação. Publicado em 14 de julho de 2021 às 15:35.

Foto: Ascom/Arquivo

Foto: Ascom/Arquivo

Um assunto polêmico, que divide opiniões, está sendo pautado na política brasileira. O voto eletrônico está sendo posto em dúvida e o presidente do país, Jair Bolsonaro (sem partido), está defendendo que a partir do pleito do ano que vem, o voto do eleitor seja impresso e os papéis sejam inseridos de forma automática numa urna.

Em resumo, se houver acusação de fraude nas urnas eletrônicas, os votos impressos seriam conferidos de forma manual. A proposta da implantação desse sistema foi redigida pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e tem como relator o deputado Filipe Barros (PSL-PR). O projeto já está no Congresso Nacional.

Questionado sobre a pauta da auditoria de voto impresso, o presidente do Tribunal de Regional Eleitoral (TRE), desembargador Joás de Brito, levantou um fator determinante para essa implantação: Equipamentos e Licitações.

Em entrevista nesta quarta-feira (14), Joás declarou que há dificuldade em adquirir softwares e insumos para a implantação do sistema já para as eleições do próximo ano.

Ele lembrou ainda que, caso a proposta seja aprovada, é preciso realizar licitações e que as eleições de 2022 são grandes, com votos em muitos candidatos, o que pode gerar ainda mais dificuldade para implantação do sistema.

– É uma situação que precisa ser analisada. As notícias que nós temos é que há dificuldade de insumos, equipamentos, softwares. É uma eleição grande, muitos votos e essas urnas precisam estar acopladas para funcionar em conjunto com urnas eletrônicas e impressoras. Isso precisa ser decidido até outubro, depois vem a licitação, então é um assunto que precisa ser pensado talvez no futuro, mas agora, encontramos dificuldade – explicou.

Jornalismo responsável

Acompanhe e compartilhe conteúdo sério e de qualidade:

Inscreva-se no canal do YouTube do Paraibaonline:

É muito simples você fazer a sua inscrição: basta acessar o link abaixo, inscrever-se e ATIVAR o sininho.

https://www.youtube.com/user/portalparaibaonline

Siga-nos também no Instagram:

@paraiba_online

https://www.instagram.com/paraiba_online/

No Facebook:

https://www.facebook.com/paraibaonline

E no Twitter:

@paraiba_online

https://twitter.com/paraiba_online

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube