Fechar

logo
logo

Fechar

Candidaturas laranjas em Campina Grande: suplente diz ter provas robustas

Da Redação*. Publicado em 22 de setembro de 2021 às 11:39.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

O ex-vereador e atual suplente Antônio Alves Pimentel Filho (PSD) atualizou o andamento da ação movida por ele contra alguns partidos de Campina Grande que, conforme alegado, podem ter usado candidaturas laranjas para preenchimento da cota de gênero das legendas.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pelo suplente apura denúncias de que os partidos Democratas, Solidariedade e Pros teriam utilizado candidaturas ‘laranjas’ para completar o percentual mínimo de 30% da cota de gênero.

Caso a ação seja julgada procedente, a decisão pode provocar mudanças no Legislativo municipal. É que a ocorrência de candidaturas ‘laranjas’, via de regra, implica a cassação de todos os candidatos que tenham disputado o pleito nas legendas investigadas.

No caso de Campina Grande, pelo menos cinco dos atuais vereadores, pertencentes aos partidos, perderiam os mandatos: Waldeny Santana e Cledson Rodrigues (atual secretário de Esportes). Já o Pros elegeu Rui da Ceasa e a vereadora Carol Gomes. O partido Solidariedade elegeu Saulo Noronha.

“Eu entrei na Justiça porque essa prática é uma desobediência à lei, à Legislação Eleitoral. A preço de hoje nós estamos aguardando a convocação da Justiça. Eu confio na Justiça, mas acho que é preciso acelerar a resolução dessa demanda, até porque esse processo tem prazo de validade. Mas, eu acredito que a Justiça, em breve, deve remarcar a audiência”, comentou Pimentel, em entrevista à Rádio Caturité FM, nesta quarta-feira, 22.

Ainda conforme Pimentel, é inadmissível que um dispositivo que prevê beneficiar um gênero seja usado de forma errada para favorecer outro.

“Nós temos provas robustas e contundentes de que esses partidos usaram candidatas laranjas. Uma lei que era para possibilitar a chegada de mais mulheres no Legislativo está sendo usada para colocar mais homens”, finalizou.

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube