Fechar

logo
logo

Fechar

Em reunião com embaixadora da França, governadores do Nordeste fortalecem parcerias

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 30 de julho de 2021 às 10:56.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo, e demais governadores do Nordeste participaram, nesta quinta-feira (29), no Palácio Campo das Princesas, em Recife, capital de Pernambuco, do Encontro Comemorativo de Cooperação com a Embaixada da França no Brasil e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). No evento, que contou com a presença da embaixadora francesa Brigitte Collet, foi apresentada uma declaração conjunta que prevê novas parcerias nas áreas de energia, meio ambiente, água, saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar. Também ficou definida a organização de um encontro empresarial com a participação dos estados do Nordeste e investidores franceses neste semestre.

Na oportunidade, o chefe do executivo da Paraíba ressaltou a importância do encontro para atrair investimentos e fortalecer as relações entre o Nordeste e a França. “Essa é uma oportunidade que temos para buscar e ampliar parcerias voltadas para o desenvolvimento sustentável, viabilizar oportunidades para os nossos jovens no processo produtivo e apresentar nossas potencialidades em diversos setores, como a geração de energias limpas, com o objetivo de estimular nossa economia, promover políticas inclusivas e proteger o meio ambiente”, frisou.

A embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, destacou a realização de vários projetos da AFD no Nordeste nas áreas científicas, de recursos hídricos e de saneamento e vislumbrou expectativas promissoras em parcerias no segmento do turismo sustentável. “Nós temos alcançado avanços importantes e queremos fortalecer a presença de empresas francesas no Nordeste. Eu fiquei feliz de participar dessa importante reunião de trabalho nessa data simbólica que marca os dois anos de assinatura da carta de intenções com o Ministro da Europa e Relações Exteriores que concretizou nossa vontade de trabalharmos juntos pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável e daqui para frente vamos proceder de maneira ainda mais determinada nessa cooperação”, comentou.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Wellington Dias, evidenciou a atuação dos estados para ampliar as relações com a França.

“Nessa integração queremos que cada vez mais brasileiros dominem a língua francesa, assim como os franceses possam dominar a língua portuguesa, que o nosso comitê científico e universidades trabalhem em conjunto para termos um olhar especial para a área ambiental, bem como para o turismo, saneamento e resíduos sólidos”, disse.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou os investimentos da França na região que somam mais de R$ 7 bilhões e a importância da unidade dos estados para atrair mais desenvolvimento e reduzir as desigualdades sociais com a construção de novas parcerias. “Nessa reunião tivemos desdobramentos importantes e uma série de protocolos lá atrás fez com que a cooperação entre os estados do Nordeste e o governo francês tivesse um planejamento mais adequado e sintonizado com um mundo cada vez melhor para se viver”, pontuou.

O evento comemorativo aconteceu dois anos após os estados do Nordeste e a França estabelecerem uma cooperação em 29 de julho de 2019, data na qual uma carta de intenções foi assinada pelo Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores da França e pelos governadores dos estados da Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Após a assinatura da carta, uma delegação do Consórcio Nordeste, formada por governadores e representantes dos estados do Nordeste, realizou uma visita oficial a Paris entre os dias 17 e 19 de novembro de 2019. Nessa ocasião, uma carta de intenções para cooperação sobre temas relativos ao meio ambiente e às cidades sustentáveis foi assinada entre o Ministério da Transição Ecológica e Solidária da República Francesa e o Consórcio.  Apesar do impacto da pandemia da Covid-19, diversas ações já foram realizadas no âmbito da cooperação estabelecida entre a França e o Nordeste.

Recentemente, o governador João Azevêdo recebeu, em João Pessoa, o cônsul geral da França no Recife, Hugues Fantou, ocasião em que discutiu possibilidades de cooperação entre a Paraíba e o país em áreas estratégicas, como cultura, agricultura familiar, energias renováveis e saneamento básico apresentou oportunidades de negócios e investimentos realizados pelo governo em diversos segmentos.

No evento de hoje, também estiveram presentes os governadores Rui Costa (Bahia); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); e Renan Filho (Alagoas); as vices-governadoras Luciano Santos (Pernambuco) e Eliane Aquino (Sergipe); o prefeito de Recife, João Campos;

Ainda participaram Hugues Fantou (cônsul geral da França em Recife); Philippe Orliange (Diretor Regional da AFD no Brasil e Cone Sul), Sébastien Andrieux (chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França); Maguelone Orliange (adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França); e Carlos Gabas (secretário executivo do Consórcio Nordeste).

Os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete) e Rômulo Polari Filho (diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep) prestigiaram o evento.

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube