Fechar

logo
logo

Fechar

Balanço da pandemia na Paraíba: secretário destaca importância da vacinação

Da Redação*. Publicado em 5 de agosto de 2021 às 11:45.

Fotos: Dayse Eusébio/Secom/JP

Foto: Dayse Eusébio/Secom-JP

“A ampliação da cobertura de primeiras doses e complemento da cobertura com as segundas [de vacinas contra Covid-19] que tem nos ajudado a reduzir os dois eventos que queremos evitar: a internação de pessoas com quadros moderados e graves; e a perda de vidas”.

A afirmação partiu do secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, durante entrevista à Rádio CBN FM. Na ocasião, ele fez ainda um breve balanço da porcentagem de vacinação.

“Temos cerca de 46% de cobertura de primeiras doses, quando a gente avalia a população toda do Estado. Quando analisamos só a população vacinável, de 18 anos acima, essa cobertura de primeiras doses vai lá perto de 62%. Quando eu faço essa análise só com segundas doses, na população em geral da Paraíba há uma cobertura em torno de 18%, agora só na população acima de 18 anos, é uma cobertura na ordem de 24%”, esclareceu.

Previsão de mais vacinas para o Brasil

O secretário fez ainda uma previsão da distribuição de imunizantes contra Covid-19 nos próximos meses. De acordo com ele, o Brasil anunciou o recebimento de cerca de 17 milhões de doses para agosto, cerca de 40 milhões de doses para setembro e a mesma estimativa de 40 milhões para outubro.

Essa previsão, segundo o gestor, daria condição de até outubro avançar, inclusive, em uma cobertura mais robusta de segundas doses e, provavelmente, cumprir a tarefa de aplicação de primeiras doses.

“É a primeira dose que tem ajudado não só o Brasil, mas parte importante do mundo, a reverter essa situação. A cobertura de pessoas com primeira dose, proporcionalmente, reduz a quantidade de pessoas que precisam de hospitais em função da Covid-19”, finalizou.

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube