Fechar

logo
logo

Fechar

Procurador de CG recebe líder para discutir preservação do patrimônio do setor ferroviário

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 2 de maio de 2021 às 20:35.

Foto: Codecom/CG

O procurador-geral de Campina Grande, Aécio Melo, recebeu na manhã da sexta-feira, 30, a visita do Presidente do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba (SINTEFEP), José Cleofas Batista, acompanhado do maquinista e ferroviário aposentado Humberto Evaristo.

O tema do encontro versou sobre o espaço da Estação Ferroviária Nova, localizada na rua Almeida Barreto, no bairro do Quarenta, para discutir possibilidades de investimento na área, bem como promover ações que visem à recuperação e ampliação do espaço e da malha ferroviária do município.

Essas seriam uma das possibilidades para combater o abandono e vandalismo em um importante patrimônio histórico.

O prédio foi construído em 1957 em um momento expressivo para o desenvolvimento da cidade e inaugurado em 1961, pela Rede Ferroviária Federal.

Na época, havia a necessidade de melhoria nos serviços ferroviários da região para ter espaço para manobras, uma melhor estrutura para os passageiros e o trato com as cargas.

O presidente do SINTEFEP ressaltou a importância econômica, histórica e sociocultural do local, bem como a sua relevância para o patrimônio público.

A Estação Nova possui traços arquitetônicos em art déco e na frente da estação está um painel em azulejo pintado. O local é considerado um dos maiores patrimônios arquitetônicos e históricos da cidade.

Atualmente, a estrutura pertence ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT e a linha férrea pertence a Ferrovia Transnordestina Logística – FTL, podendo ser compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campina Grande através de cessão.

O novo decreto do governo federal (Portaria SPU/ME Nº4.532, de 22 de abril), reclassifica os imóveis da extinta Rede Ferroviária Nacional S/A – RFFSA, podendo favorecer um acordo entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande para adquirir o pátio em caráter definitivo. Outros encontros deverão ocorrer para ultimar detalhes e providências.

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube