Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quarta-feira, 18/10/2017

A miopia do Senado

Eclipse oculto

A sinuosa história da mudança no secretariado de Romero Rodrigues – substituição de Luiz Alberto Leite por Rosália Lucas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) – gerou uma crise (aparentemente artificializada) entre o prefeito e o seu vice, Enivaldo Ribeiro (PP).

Provavelmente hoje, em Brasília, Romero, Enivaldo e o deputado Aguinaldo Ribeiro vão conversar sobre o desencontro numa convivência política e administrativa que parecia estável e harmoniosa.

Ato feito

Na 2ª feira, foi preparada a portaria indicando Rosália para o cargo.

Remanejamento

O atual ocupante da Pasta (Luiz Alberto) seria deslocado para uma nova Coordenadoria: a de projetos estruturantes, que englobaria as esperadas parcerias público-privadas e o Complexo Aluízio Campos.

Surpreendidos

Na manhã de ontem, em gravação telefônica veiculada pela ´Correio FM´ – sem a sua autorização para publicização, conforme a própria -, Rosália revelou que “fomos pegos de surpresa” com a criação da nova Coordenadoria, o que se traduziria como uma ´desidratação´ (encolhimento) da estrutura administrativa da Secretaria.

Quebra de…

“O PP cumpriu com o acordo político com o prefeito, que eram duas secretarias, e foi ele mesmo [Romero] que ofereceu a SDE”, argumentou Rosália, para em seguida sublinhar que “você não tem como trabalhar” com o desmembramento.

… Compromisso

“Nunca tive um contracheque público na minha vida. Isso não interessa pra mim. Prefiro aguardar uma posição oficial do partido”, acrescentou Rosália.

Recuo…

Em João Pessoa, na Assembleia Legislativa, a deputada Daniella Ribeiro (PP) pareceu ´pigmentada´ para o confronto: “Eu não utilizo de artifício, de pressão. Achei justo que o nome (Rosália) fosse retirado para que o prefeito colocasse quem ele quisesse”.

… Recomendado

Ainda conforme a parlamentar, “é da consciência dele não entender como é importante dar esse espaço ao PP por tudo que o partido representou ao projeto dele”.

Sem gestos

Daniella declarou ainda que “fiquei triste porque esperava uma reciprocidade. Eu não vou constranger o prefeito e nem a mim mesma. O intuito era somente de contribuir com a gestão”.

Desmentido

De sua parte, Romero declarou que “o que posso falar sobre esse fato é que estão tentando dar projeção de realidade para uma coisa inverídica, irreal e inconsistente. Só existe um prefeito na cidade e não houve, de minha parte, absolutamente nenhuma recomendação para se subtrair função da SDE”.

Equívoco

“Há algo mal interpretado. Essa informação não foi repassada por autorização da minha parte. É um dado absolutamente inexistente”, acrescentou.

Recuo…

O governo federal, conforme o jornal Folha de São Paulo, vai abrir mão de insistir no projeto de reforma previdenciária que tramita na Câmara Federal.

… Palaciano

A intenção é articular para votar e aprovar ainda este ano o que está sendo chamado de ´três pilares´: idade mínima (65 anos para homens e 62 para mulheres), o tempo de contribuição de pelo menos 25 anos e uma regra de transição.

Adeus

Um infarto fulminante, em sua residência, matou ontem Maria da Guia de Freitas, 87 anos, a mais antiga e conhecida tabeliã de Campina Grande, que por décadas atuou no 1º Cartório de Registro de Imóveis (Ivandro Cunha Lima).

O velório ocorre na mortuária A Viagem (São José) e o sepultamento será hoje.

Partida

Quem também foi a óbito na última semana foi o conhecido locutor de comício Everaldo Cunha – que atuou em incontáveis campanhas da família Cunha Lima em Campina Grande -, vítima de um atropelamento na avenida Floriano Peixoto.

´Ele sabia´

O ex-deputado Pedro Corrêa (ex-PP/PE) afirmou, em delação premiada, que o ex-presidente Lula tinha “pleno conhecimento da arrecadação de propinas no âmbito do Mensalão”.

Transição

Uma comitiva de padres da diocese campinense – Leandro, João Paulo, Luciano e Aparecido (administrador diocesano) – foi ontem ao encontro de Dom Dulcênio, novo bispo, em Palmeira dos Índios (AL), acertar os preparativos para a sua posse no dia 2 de dezembro.

Comemoração

A Associação Médica de Campina Grande, presidida pelo médico Evaldo Dantas da Nóbrega, promove na noite de hoje – 20h, no auditório da FIEP – a solenidade de celebração do Dia do Médico.

Na ocasião, vários profissionais serão homenageados.

Aliança…

Uma mancomunação do sujo (Aécio Neves) com o mal lavado (Michel Temer) culminou ontem no ´salvo conduto´ que o Senado Federal deu ao ´poliprocessado´ parlamentar mineiro.

… Fétida

Em busca dos votos de um PSDB que floresceu no último ciclo do século passado para renovar a política nacional, Temer entrou de corpo e alma na operação para livrar Aécio e, dessa maneira, aguardar a contrapartida de votos do partido aliado para arquivar a denúncia que ronda o seu pescoço e tramita na Câmara Federal.

Ousadia

É impressionante como os congressistas, em sua maioria, ignoram e desrespeitam o cidadão comum, mesmo sabendo que ele está equipado com o titulo de eleitor, que pode levar detentores de mandatos eletivos ao anonimato e à ´vala dos mortais´.

Cinismo

Horas antes da votação em plenário, Aécio encaminhou uma carta aos demais senadores na qual menciona “a minha indignação diante da violência a que fui submetido e o sofrimento causado a mim”.

Manual…

Os defensores do ´tucano´ alegam que ele tem direito à ampla defesa, ao contraditório e por aí vai. Mas o afastamento do mandato não significa condenação precipitada ou temerária.

… Da defesa

Representa, na prática, a necessidade de um detentor da representação popular se afastar dessa delegação para exercitar a sua defesa, como qualquer cidadão brasileiro ´normal´.

Ignorando as ruas

No caso de Aécio Neves há uma dúzia de indícios e de investigações tramitando no Supremo Tribunal Federal que tisnam a sua conduta de homem público.

O saldo disso tudo é um constrangimento generalizado, uma revolta que salta à vista na população e uma vergonha nacional.

Até quando ´Brasília´ vai permanecer de costas para o Brasil real?

Vereadores campinenses começam a ´chiar´ com a mesa diretora...
Simple Share Buttons