Arimatéa Souza

segunda-feira, 21/06/2021

“Quantos mortos mais teremos que enterrar?”

Ex-prefeito tem pressa

Presidente estadual do PSD, ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato a governador, Romero Rodrigues concedeu uma entrevista à Rádio Caturité FM (104.1), no Jornal da Manhã, tratando principalmente sobre as articulações (e avaliações) acerca do processo eleitoral do ano que vem.

Ele quer decisões rápidas de seu agrupamento político.

A seguir, um resumo do que ele disse.

PSD nacional

“Estou refletindo a decisão que o partido vai tomar (…) O presidente Gilberto Kassab é sensato e compreende as circunstâncias locais. Ele é muito antenado nas coisas. Ele está refletindo sobre as decisões que o PSD vai tomar.

Precedente

“Anteriormente, o PSD liberou o partido na Paraíba (…) Mas não tem nada definido.

Lula na disputa

“Está muito cedo. É prematura uma avaliação dos desdobramentos. A sensação de vantagem de Lula é uma mera sensação, que poderá ser revertida (…) O Brasil vive de expectativas na economia (…) O ´efeito Lula´ tem que ser monitorado e acompanhado.

Progressistas

“Aguinaldo Ribeiro (deputado) está observando o cenário e fazendo pesquisas (…) Ficamos de conversar. O que a gente combinou: ser o que a gente sempre foi – francos e sinceros. E manter a boa relação. Nesse aspecto, vamos ver o que será possível em torno das eleições de 2022.

Não é obstáculo

“(o prefeito) Cícero Lucena não seria dificuldade para manter a aliança (com o PP)… Tenho boa relação com Cícero.

Interlocuções

“Tenho conversado com Luciano Cartaxo (…) Cada partido tem as suas conveniências, e a gente tem que compreender isso (…) Tenho conversado com todo mundo.

O ´Capitão´

“Consegui estabelecer uma relação franca e sincera com o presidente Bolsonaro (…) Ele tem me tratado bem e me respeita (…) Penso igual a Romero, eu mesmo. Têm coisas que discordo do presidente.

Atuação

“No período inicial (2020) da pandemia ele foi absolutamente correto (… e por isso) Os Estados estão abarrotados de dinheiro. Bolsonaro mandou os recursos necessários e suficientes (…) Agora, há uma politização muito grande do tema.

PSDB

“Temos (ele e o deputado Pedro Cunha Lima) conversado bastante e tentado evoluir de uma forma madura, estudando os cenários (…) Não existe a possibilidade de estarmos em palanques diferentes. Vamos estar juntos (…) Vamos resolver o mais rápido possível a melhor alternativa.

Não demora

“Agora, isso (duas candidaturas a governador – a de Romero e a de Pedro) atrapalha um pouco, confunde, cria problemas, passa a impressão de divisão (… vamos decidir) No máximo, em um mês.

Comedimento

“Temos que resolver com tranquilidade, para não ficar nenhum tipo de sequela (…) Não quero ser problema, mas solução.

Sem inflexibilidade

“Não tenho presunção nem arrogância para disputar cargos. Mas estou focado numa candidatura para governador. Mas não pode ser uma imposição. Nunca fui arrogante (…) Podendo servir, estou pronto para qualquer cargo.

Ilhada

“A oposição só tem uma tribuna virtual (sessões remotas da Assembleia Legislativa).

Expectativa

(do envolvimento do prefeito Bruno Cunha Lima na campanha de 2022) “O processo natural é que tenha um bom engajamento, não só com a minha candidatura, mas do nosso grupo (…) Esperamos e confiamos na solidariedade. Vamos ter uma chapa majoritária que vai concorrer pela oposição.

Gestão atual

“(da PMCG) Tem avançado em projetos novos e dado sequencia aos que já estavam em curso”.

Breque

O presidente da Executiva Nacional do PSB, Carlos Siqueira, desautorizou o ex-governador Ricardo Coutinho a antecipar o processo eleitoral de 2022, declarando que é candidato ao Senado.

Delegação

Siqueira avisou, em entrevista, que o processo será conduzido pelo presidente estadual do PSB, deputado federal Gervásio Maia.

Prioridade

Para o dirigente socialista, a tarefa prioritária do PSB é formar chapa para deputado federal. “Essa é a tarefa mais urgente e prioritária nesse momento”, grifou.

Da boca de…

“… Fernando Henrique Cardoso é um dos homens mais inteligentes e agradáveis que eu conheci na vida. O PT foi muito injusto com ele…” (jornalista Reinaldo Azevedo, colunista do jornal Folha de São Paulo).

´Termômetro´

A quantidade de sepultamentos realizados na cidade de São Paulo, nos cinco meses iniciais deste ano, é 46% superior à registrada nos cinco meses iniciais de 2019.

´Nação´

Segundo o jornal O Globo, o Flamengo é o mais poderoso time em termos digitais no Campeonato Brasileiro.

O clube é dono da maior base de seguidores em perfis oficiais no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube: 36,9 milhões.

Proporções

O Flamengo concentra 25% desse contingente no Brasileirão; o Corinthians, 17%; e o São Paulo possui 11% desse total.

O detalhe

Em escala mundial, o Fla está em 12º lugar no número de seguidores.

Mais…

O Governo da Paraíba publicou o decreto que garante a redução de 50% da base de cálculo do ICMS nas operações internas com óleo diesel e biodiesel.

… Concessões

A medida é destinada às empresas concessionárias e/ou permissionárias de transporte coletivo de passageiros das regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande.

Garimpo

“Quantos milhares de mortos mais teremos que enterrar antes que nos convençamos de que um governo que, por incúria ou projeto, deixou morrer mais de 500 mil pessoas, não pode continuar tendo o comando do país em meio a essa verdadeira guerra que estamos perdendo por falta de comando?

Em pouco mais de um ano, o Brasil perdeu para a Covid-19 o equivalente ao número de vidas que perde para violência a cada dez anos, um dos nossos maiores problemas sociais”.

Merval Pereira, membro da Academia Brasileira de Letras e jornalista de O Globo.

O ´submundo´ das lives...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube