Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 15/07/2019

Desabafo de artista

Fidelidade à reforma

Eis os partidos cujos deputados votaram coesamente a favor do texto-base da reforma previdenciária, na última semana na Câmara Federal: PSL, MDB, Democratas, PTB, Podemos (ex-PTN), Cidadania (antigo PPS), Novo, Patriota (antigo PEN) e PHS.

Outro lado

Agora os partidos que votaram 100% contra a reforma: PCdoB, Psol, PMN, Rede e PT.

Leque

À ótica do vereador/secretário Teles Albuquerque (PSC), o grupo governista tem nomes que despontam como alternativas para disputar a sucessão do prefeito Romero Rodrigues (PSD): Cássio Cunha Lima, Bruno Cunha Lima, deputado Tovar Correia Lima, “e ainda correndo por fora, no banco de reserva, Félix Araújo Neto”.

Na prateleira

O grupo calçadista Paquetá, que recentemente pediu recuperação judicial, estuda a venda da rede de lojas Esposende, que conta com 67 unidades no Nordeste, para levantar recursos.

Da boca de…

“… Investidor de longo prazo não investe em país que ataca as instituições…” (Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal).

Sem fumaça

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, dias atrás, o projeto que proíbe qualquer tipo de publicidade de cigarro. A autoria é do senador José Serra (PSDB-SP).

Extensão

O texto veda a exposição desses produtos, como também a importação e a comercialização de cigarros com sabor em geral – ou seja, “quaisquer produtos fumígenos com propriedades flavorizantes ou aromatizantes que possam conferir, intensificar, modificar ou realçar sabor ou aroma do produto”.

Devastador

Estudo financiado pelo Instituto Nacional de Câncer e pela Organização Panamericana de Saúde, citado pelo jornal Valor Econômico, informa que 12,6% das mortes no Brasil são atribuíveis ao tabagismo.

Em números absolutos, são 156.216 óbitos por ano.

Paralelo

Ainda conforme esse estudo, os custos anuais do consumo de tabaco para o país, traduzíveis em despesas médicas e perda de produtividade do trabalhador, chegam a R$ 56,9 bilhões, montante em muito superior aos R$ 13 bilhões arrecadados na tributação dos produtos fumígenos.

O detalhe

A expectativa de vida é menor entre fumantes em 6,7 anos para as mulheres, e em 6,1 anos para os homens.

Arregimentação

O ex-vereador Laelson Patrício acertou a sua filiação ao Democratas para tentar no ano que vem o seu retorno ao Legislativo campinense.

Sinais

Criação do ´imposto de renda negativo´ (ressarcimento financeiro às pessoas que têm baixa renda) e redução das alíquotas do imposto de renda de empresas e de pessoa física.

Três propostas que o governo está prometendo inserir na reforma tributária.

Cuidados especiais

Uma forte infecção urinária levou à UTI de um hospital pessoense o ex-governador Wilson Leite Braga, 88 anos.

Campanha na rua

“Estou com Falcão”.

Muitos veículos em Campina Grande estão circulando com o slogan acima, numa evidente propaganda subliminar do deputado e prefeitável Inácio Falcão (PCdoB).

Limite

Na medida provisória da ´liberdade econômica´, em tramitação no Congresso Nacional, o seu relator, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), incluiu a proteção da legislação trabalhista apenas para os trabalhadores que ganhem até 30 salários mínimos.

2ª filosófica

“É melhor estar triste com amor, do que alegre sem ele”.

Johann Goethe, escritor alemão.

Pendências…

O TSE deverá julgar, este semestre, pelo menos três ações envolvendo a disputa presidencial de 2018 – duas contra Jair Bolsonaro e uma contra Fernando Haddad (PT).

… Remanescentes

Uma dessas ações diz respeito à acusação do uso da estrutura do governo da Paraíba (gestão Ricardo Coutinho, do PSB) para favorecer o ex-presidenciável petista.

Além da poesia

Em longa entrevista ao jornal Folha de São Paulo, ontem, o cantor e compositor Toquinho tratou um pouco sobre política e a conjuntura nacional.

Leia alguns trechos.

Polarização

“Os dois lados (governo e oposição) estão feios e rancorosos. Anos atrás você era de esquerda, de direita, de centro e tudo bem, as pessoas se respeitavam. Hoje em dia rompe relação de amizade, de família. Meu Deus, é uma coisa impressionante. Um absurdo.

Ontem & hoje

“Você vê por um lado tudo o que aconteceu nos últimos anos, com uma porrada de corrupção. Por outro lado, temos esse governo desastrado.

Insanidade

“O Bolsonaro com um estilo maluco e aqueles filhos dele complicados. E tem uma oposição que fala: ‘Nós estamos resistindo’. É guerra? Que merda é essa, porra? Dá a impressão de que a oposição tem que ser contra de qualquer maneira. Eu sou brasileiro. Eu quero que dê certo.

Otimismo

“Mas sou otimista. Mesmo com a polarização, essa briga entre Bolsonaro e Lula, esquerda e direita pode dar certo. Eu acho que o PT deixou de ganhar por uma questão estratégica. Se botasse o Ciro (Gomes) e o (Fernando) Haddad de vice, ganharia folgado a eleição”.

Cria petista

Ainda Toquinho: “O Bolsonaro é cria do Lula. O PT criou o Bolsonaro. Grande parte dos votos do Bolsonaro era contra o PT.”

Por que as galerias da Câmara estavam vazias quando da votação da reforma da Previdência?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube