Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 12/12/2017

´O que é isso, companheiro?!´

Aval antecipado

O senador Cássio Cunha Lima temperou mais enfaticamente as palavras, ontem, ao se reportar à decisão (unilateral) do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) de antecipar para antes do carnaval a sua decisão sobre o ano eleitoral de 2018.

– A decisão que ele tomar terá o nosso apoio. Se a decisão for por sua candidatura, o PSDB o apoiará incondicionalmente – proclamou CCL, em entrevista à ´Campina FM´.

Aval

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou a continuidade da obra do canal adutor Vertente Litorânea, na Paraíba, apesar de recomendação em contrário do Tribunal de Contas da União (TCU).

Desabaram

Dados de quatro tribunais regionais – São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Paraíba – mostram uma queda acentuada, de aproximadamente 67%, no volume de ações, desde a plena entrada em vigência da reforma trabalhista, em 11 de novembro último.

Deu empate…

Levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo mostra que o deputado Veneziano permanece disposto a votar contra a reforma previdenciária, mesmo que o PMDB ´feche questão´ sobre o tema.

… Na Paraíba

Já o também peemedebista André do Amaral se posicionou (à citada publicação) como “indeciso”.

Hugo Motta (PMDB) não foi localizado.

Retaguarda

Quem acompanhou a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, no final de semana a Campina Grande, ficou impressionado com a quantidade de prefeitos paraibanos que sinalizaram apoio à reeleição do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), anfitrião do auxiliar do presidente Michel Temer (PMDB).

Na Quaresma

A nova direção do PSDB confirmou para março a realização das prévias para escolha do candidato a presidente da República, entre o governador Geraldo Alckmin (SP) e o prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio.

Da boca de…

“… Vamos falar a verdade: no ano que vem, o presidente Temer tem de abrir (liberar) as emendas (parlamentares), não tem outro jeito…” (governador de Goiás, Marconi Perilllo, novo vice-presidente nacional do PSDB, sobre o apoio do partido à reforma previdenciária).

Veredas

A “positivação de direitos educacionais e a mobilização social” são dois dos caminhos necessários à melhoria qualitativa da educação básica no País, após praticamente vencida, há alguns anos, a etapa da universalização do acesso à educação.

Novo ´filho´

É sobre essa temática angustiante e atual que incursiona o juiz Eli Trindade no livro ´Garantia do Direito à Educação´, a ser lançado às 18h de hoje nas dependências do Fórum Afonso Campos, em Campina Grande.

“É imprescindível que seja prestada educação de qualidade a todas as pessoas”, grifa o magistrado.

Massificação

A vice-governadora Lígia Feliciano está protagonizando uma ´overdose´ de anúncios publicitários na TV, dentro do horário regional gratuito destinado ao PDT.

 

Dose dupla

O ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) confirmou os locais e horários das duas palestras que vai proferir na próxima segunda-feira na Paraíba: às 14h, na Quinta da Colina, no bairro Catolé, em Campina; e em João Pessoa, às 19h30, no auditório do Hotel Tambaú.

Por tabela

Discretamente, ao longo das últimas semanas, o governador Ricardo Coutinho (PSB) tem ´lançado pontes´ na direção de Ciro, presumivelmente na expectativa de o cearense ajudá-lo na composição eleitoral com o PDT/PB para 2018.

Voos próprios

O ´Estadão´ de ontem informou que Ciro e Lula estiveram reunidos e constataram a impossibilidade de uma aliança no 1º turno da sucessão presidencial, tendo sido feito um ´pacto´ de estarem juntos num provável 2º turno.

Na tela

O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre´ da TV Itararé, que começa às 21h15 – canal 18.1 (HD) e 19 (analógico), como também pela internet no endereço www.tvitarare.com.br

Outro…

Era uma vez um grande grupo econômico pernambucano que manifestou o desejo de instalar uma filial em João Pessoa: chama-se Ferreira Costa e comercializa cerca de 60 mil itens na área da construção civil.

… Front

A direção da empresa informou o emperramento das tratativas com a prefeitura pessoense e a iminente desistência do investimento.

´Notificação´

Ricardo Coutinho, que participou das conversações para a atração do empreendimento, decidiu entrar explicitamente no impasse e marcou uma reunião com o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) para esta quinta-feira.

Todos à mesa

“Eu que fui o responsável por recebê-los, por atrair o grupo para cá, os convidei para uma reunião e estou convidando ainda o prefeito para estar presente”, situou RC.

Explicações

O socialista cobra explicações para a inviabilização de um investimento que pode gerar 500 empregos: “É preciso ter transparência. A transparência não é uma palavra bonitinha que a gente escreve em um discurso e fica por isso mesmo. A Paraíba não pode, em uma crise como essa, perder esse tipo de investimentos”.

Artilharia

O ex-presidente Lula participou de um evento no final de semana, no Rio de Janeiro.

Como habitual, ele voltou a fazer críticas à Lava Jato, operação da qual já tem uma condenação em 1ª instância e está ´grávido´ de outra.

´Nunca antes´

“O juiz (Sérgio) Moro e o Ministério Público têm que saber que se alguém nesse País brigou contra a corrupção foi o PT”, bradou o ex-presidente.

´Inocentes´ na cadeia

Mas aí ´São Lula´ exagerou: “O Rio não merece a crise que está passando. NÃO MERECE TER GOVERNADORES PRESOS PORQUE ROUBARAM. Eu nem sei se isso é verdade, porque não acredito em tudo o que a imprensa fala”.

A filha Daniella tenta conter a ´espontaneidade´ do pai Enivaldo...
Simple Share Buttons