Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quarta-feira, 21/02/2018

Muita espuma pela frente

Reta final

Em entrevista ontem à TV Itararé, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse que está se afunilando o processo de definição do candidato a governador na coligação PSD/PSDB.

“O que está faltando é uma conversa última entre Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues”, situou a CCL.

Pra já

Ainda conforme Cássio, “é necessário que construamos um entendimento. E isso deve estar acontecendo com brevidade”.

Retomada

Em entrevista à ´Campina FM´, Romero comentou que “precisamos voltar a dar uma conversada”, numa menção ao prefeito pessoense.

Delicada

“Não é uma decisão fácil e tem que ser tomada por uma quantidade maior de pessoas”, comentou o prefeito sobre a opção de continuar ou não à frente da prefeitura.

Mesmo cenário

Romero confirmou que o Maior São João do Mundo deste ano será feito no Parque do Povo, por falta de tempo hábil para a implantação do novo espaço, e que a programação será divulgada até o dia 15 de março.

Inteirar-se

No tocante às recentes declarações do deputado/secretário Manoel Ludgério (PSD) sobre espaços que teria viabilizado para ex-aliados seus na estrutura da PMCG, RR disse que vai se informar detalhadamente sobre o que houve, até porque os secretários são os ordenadores de despesas.

“No calor da emoção, você acaba se excedendo na fala”, frisou.

Da boca de…

“… Eu creio que Luciano Cartaxo vai cumprir bem esse compromisso, existente dentro das oposições, de voltar ao governo do Estado…” (Marcos Vinícius, vereador-presidente do Legislativo pessoense).

Simultaneamente

Na abertura do ano Legislativo na Capital, ontem, Luciano Cartaxo disse que “vou continuar dedicado (ao governo) e a discussão política vai acontecer em paralelo, sem que se precise abrir mão do nosso dever em relação à cidade”.

Sem imposição

“Estamos discutindo, trocando ideias, mas ainda não chegamos a nenhuma objetividade para saber quem é o candidato. Eu nunca impus condições de que Luciano tem que ser o candidato. Eu sempre achei que era importante ter prazo para ter a definição de chapa e de nomes que vão compor a disputa”, declarou o prefeito.

No DF

Uma comitiva do PRB de Campina Grande – formada pelo vereador Marinaldo Cardoso e pelos suplentes Alcindor Villarim e Josimar Henrique – terá hoje uma audiência, em Brasília, com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, filiado ao partido.

Reajustes

Enquanto isso, deverão ser votadas na sessão de hoje do Legislativo campinense as mensagens do Executivo que fixam o novo salário mínimo para o funcionalismo municipal e o novo piso do magistério que atua na rede municipal de ensino.

Mobilidade

Em solenidade, anteontem, em João Pessoa, Ricardo Coutinho anunciou o que chamou de “grande eixo das nações”, que pretende interligar a BR 104 à BR 230, sem a necessidade de transitar por dentro de Campina Grande.

Antigamente, isso atendia pelo nome de contorno rodoviário.

 

Big brother

O governador igualmente informou a instalação de 145 câmeras de monitoramento em Campina.

Rediscussão

Sobre esse item segurança pública, foi aprovada ontem a proposta de realização de uma audiência pública no Legislativo campinense, para a qual deverão ser convocadas as principais autoridades do Estado no setor.

O detalhe

A bancada de oposição respaldou esse pedido de audiência.

Cadê ele?

O vereador Anderson Maia (PSB-CG) anda sumido das sessões da Câmara.

Fórum

Ricardo Coutinho informou ontem que a próxima reunião dos governadores nordestinos será em João Pessoa, e terá como pauta a questão da segurança pública.

Vem aí

O jornal ´Estadão´ divulgou uma reportagem mostrando que a empresa multinacional Uber faz uma experiência em alguns países com a locação de bicicletas.

Haja auxílio

Ainda o mesmo jornal. Foi publicada a informação de que até dezembro último o ´quebrado´ Rio de Janeiro pagava adicional até para juiz realizar audiência de custódia.

Desembolso

O adicional mensal era de R$ 9.600 por magistrado e custava R$ 50 milhões anuais aos cofres públicos.

O detalhe

O pagamento foi suspenso por decisão do Conselho Nacional de Justiça.

´Plano B´

O jornal Folha de São Paulo noticiou que o presidente Michel Temer cogita três nomes para apoiar na sua sucessão, caso avalie que não terá condições de postular a reeleição – sim, ele não desistiu de outro mandato.

Leque

Os nomes do agrado de Temer são os de Pedro Parente, atual presidente da Petrobras; empresário Flávio Rocha (dono da rede de lojas Riachuelo); e Josué Gomes, empresário dono da Coteminas e filho do ex-vice-presidente José de Alencar.

Pé de ouvido

O deputado Rômulo Gouveia, presidente do PSD/PB, teve uma conversa prolongada, anteontem, com o seu colega de Câmara Aguinaldo Ribeiro, presidente do PP/PB.

Passando…

Em entrevista à Rádio Caturité, ontem, Gouveia esclareceu que não foi firmado “um pacto” em 2016 – envolvendo o PSD, Cartaxo e Manoel Júnior (MDB) -, no sentido de que o vice assumiria a PMJP em 2018 com a postulação do prefeito (caso reeleito) ao governo estadual.

… A limpo

“O pacto foi ganhar a eleição. Obviamente que todos sabiam da pretensão (de Cartaxo)”, acrescentou.

O ´dia D´

Ainda conforme Rômulo Gouveia, “também não houve acordo para uma candidatura única das oposições”.

Realisticamente, ele observou que mesmo com as conversações avançando o cenário só será definitivo no dia 7 de abril, quando as desincompatibilizações terão que ser consumadas – e serão irreversíveis.

– Avançar antes disso é precipitado – sublinhou.

As obras na Lagoa de JP voltarão às manchetes...
Simple Share Buttons