Fechar

logo

Fechar

Presidente da CBF é banido por 90 dias pelo Comitê de Ética da Fifa

ESPN.com.br. Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 15:09.

A Fifa anunciou nesta sexta-feira que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, foi banido por 90 dias pelo Comitê de Ética da entidade.

Segundo a organização, ele desrespeitou os artigos 83 e 84 do Código de Ética da Fifa.

O artigo 83, parágrafo 1, fala sobre “Condições e jurisdição”.

“A pedido do presidente da câmara de investigação ou do chefe da investigação, o presidente da câmara adjudicante pode tomar medidas provisórias (por exemplo, sanções provisórias) se uma violação do Código de Ética parece ter sido cometida e uma decisão sobre a questão principal pode não ser tomada suficientemente cedo. O presidente da câmara adjudicante também pode emitir medidas provisórias para evitar interferências no estabelecimento da verdade.”

Já o artigo 84, parágrafo 2, do Código de Ética da Fifa fala sobre “Procedimentos”.

“O presidente da câmara adjudicante pode tomar sua decisão com base nos processos disponíveis, sem ouvir as partes, no caso em que as partes devam ser convocadas para uma audiência ou convidadas a apresentar declarações escritas após a emissão da decisão. Após ter ouvido as partes, o presidente da câmara adjudicante deve confirmar, revogar ou alterar a sua decisão.”

Foto: Divulgação / GazetaPress

Del Nero continuará sendo investigado, e a punição pode ser ampliada em breve.

“Durante este período, Marco Polo Del Nero está banido de todas as atividades relacionadas ao futebol tanto em nível nacional quanto internacional. A punição passa a valer imediatamente”, informou a Fifa, em comunicado.

Confira o comunicado da Fifa

O dirigente Marco Polo Del Nero foi banido de todas as atividades relacionadas a futebol por 90 dias pelo Comitê de Ética independente da Fifa.

O responsável pela câmara de julgamentos do Comitê de Ética baniu provisoriamente o presidente da CBF, Sr. Marco Polo Del Nero, por um período de 90 dias. A duração do banimento pode ser ampliada para um período adicional, desde que não exceda 45 dias. 

Durante este período, Marco Polo Del Nero está banido de todas as atividades relacionadas ao futebol tanto em nível nacional quanto internacional. A punição passa a valer imediatamente.

A decisão foi tomada após pedido do Comitê de Ética por investigações sobre o Sr. Del Nero, em respeito aos artigos 83, parágrafo 1, e 84, parágrafo 2, do Código de Ética da Fifa.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube