Fechar

Fechar

Justiça obriga Globo e filiadas a tratar time da Unifacisa pelo nome de registro

Da Redação. Publicado em 22 de maio de 2018 às 23:31.

Os desportistas paraibanos devem voltar a ler e ouvir o nome da Unifacisa nas matérias das afiliadas da Rede Globo no estado, tanto na TV como na internet.

Foto: Ascom / Unifacisa

É que o sistema de comunicação, que vinha criando outros nomes, a exemplo de “Basquete Campina” e “Campina Grande”, para tratar a equipe que representa a Paraíba na Liga Ouro, recebeu determinação judicial nesse sentido.

– A inicial, com propriedade, pontua que a imprensa tem o direito até mesmo de não noticiar algum acontecimento determinado por livre opção, mas, caso queira fazê-lo, é imprescindível que aja com a correção necessária aos personagens envolvidos. O Basquete Campina e a Unifacisa são entidades com objetivos, atletas e características distintas, e esta confusão redunda em danos para ambas as partes – escreveu o juiz Leonardo Sousa de Paiva Oliveira, da 4ª Vara Cível de Campina Grande, em um trecho do seu despacho.

A decisão é considerada paradigmática para todo o país, uma vez que a Globo possui esse tipo de expediente em outras situações.

Casos emblemáticos são o do time de futebol Red Bull Brasil, de São Paulo, e o do estádio Allianz Parque, tratados pelo veículo de comunicação como RB Brasil e Arena Palmeiras, respectivamente.

O advogado Lafayette Gadelha, que patrocinou a defesa da Unifacisa, afirmou que “nada obstante o direito à liberdade de expressão estar consagrado no texto constitucional, há limites para atuação da imprensa, especialmente para que ela sempre veicule informações de acordo com a verdade dos fatos”.

O time da Unifacisa volta à quadra nesta quarta-feira (23), às 19h15, quando recebe o Macaé Basquete em Campina Grande, pela segunda partida dos playoffs da Liga Ouro. No último domingo, no Rio de Janeiro, o time fluminense venceu a primeira partida da “melhor de três” contra os paraibanos por 69 a 67.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube