Fechar

Fechar

Grupo “Amigos das Serras” realiza o I Passeio Ciclístico Ecológico em Casserengue

Da Redação com Ascom. Publicado em 25 de outubro de 2017 às 8:10.

O grupo “Amigos das Serras” convida a todos os amantes do ciclismo e apaixonados pela natureza para conhecerem as belezas da Caatinga no Curimataú paraibano sobre as duas rodas de sua bike.

Tendo como missão a preservação ambiental da Serra da Caxexa e o estímulo à prática do ciclismo como esporte e turismo na região, esse grupo se uniu para realizar, no dia 15 de novembro, o I Passeio Ciclístico Ecológico: Circuito Serra da Caxexa, com saída marcada para as 8h, da Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Casserengue, no Curimataú paraibano.

Fotos: Divulgação

O objetivo da atividade é promover uma maior consciência a respeito da proteção da biodiversidade, a recreação, a interpretação e a educação ambiental e o uso turístico de base sustentável de diversas áreas, como o rio Curimataú, tanques de pedras naturais e os sítios arqueológicos do município.

Com um trajeto de aproximadamente 32 km, a etapa irá contemplar um caminho de exuberantes belezas naturais e cênicas não só do cicloturismo, mas também para o ciclismo de aventura e competição, além da prática de outros esportes.

Todo percurso será por estradas de barro. Em dois trechos do passeio os ciclistas passarão em percursos de trilhas que só passam bicicleta e moto. Nesse passeio, os participantes poderão contemplar o verde da vegetação da caatinga e o ar puro, presentes constantes que deixam qualquer um impressionado.

A Serra da Caxexa é um local apropriado para práticas de ciclismo e também para prática de outros esportes radicais, como rapel, montanhismo, escalada, além de atividades de interpretação da natureza, como fotografia, observação de estrelas, piquenique, recreação infantil, acampamento, caminhadas e visitas a sítios arqueológicos.

Pode participar do passeio ciclístico qualquer pessoa com saúde que goste de praticar exercícios físicos. Menores com idade acima de 15 anos devem ter a assinatura do termo de autorização e responsabilidade por um responsável. Os menores de 15 anos poderão participar desde que os “pais” também participem do mesmo evento, acompanhando seus filhos.

As inscrições custam R$ 50,00. O participante terá direito a um kit contendo camiseta, água e senhas para café e almoço. Será disponibilizado também apoio médico, móvel e mecânico.

Os interessados devem entrar em contato com “Amigos das Serras”: Diego (83) 98106-9157 (whatsapp), Wagner  99970-6936 (whatsapp).

Programação

A concentração acontece a partir das 6h30, na Praça da igreja matriz. No local haverá a confirmação das inscrições e entrega do kit. Posteriormente será servido café com mesa de frutas. Às 8h os ciclistas iniciarão o passeio pela estrada vicinal sentido Barra de Santa Rosa; na bifurcação, no final da ladeira, seguindo à direita, passaremos pelo Assentamento Che Guevara, na comunidade Pedra D’ Água, e seguiremos para comunidade Cabeçudo, onde terá o primeiro ponto de hidratação; seguiremos até o assentamento Poço Verde, onde contemplaremos as belezas dos tanques de pedras.

Ali começamos a observar as belezas da Serra da Caxexa; pelo lado oeste entraremos na trilha já na comunidade Cacimba Doce e seguiremos para o pé da serra, onde terá o segundo ponto de hidratação na casa da Sra. Maria Barbosa; seguiremos até o Cajueiro de Anália, deixaremos as bicicletas e iniciamos uma caminhada rumo à Pedra do Oratório, onde será feita uma sessão de fotos e observação das belezas naturais e cênicas da Serra da Caxexa.

De lá os ciclistas voltam e seguiremos na trilha, passaremos na comunidade Caxexa e faremos uma parada na casa de Dona Nina e Seu Basto, para mais um ponto de hidratação; continuaremos nosso passeio e chegaremos na comunidade Salgado, onde faremos mais uma parada e hidratação; seguiremos no sentido Casserengue e ao chegar no Assentamento 25 de Julho terá o último ponto de hidratação e seguiremos pela trilha na antiga linha férrea, passaremos na comunidade Bulhões e a chegada prevista para o horário do almoço.

A Serra da Caxexa

A Serra da Caxexa é um conjunto de montanhas que está localizado na Mesorregião do Agreste da Borborema e na Microrregião do Curimataú Oriental no município de Casserengue. Ela abrange uma área de mais de 600 hectares, está a 630 metros acima do nível do mar, contém vegetação nativa do Bioma Caatinga, fauna e flora diversificada, riachos, tanques de pedras naturais, penhascos, paredões com mais de 70m de altura e sítios arqueológicos e paleontológicos.

A serra tem sofrido com as ações antrópicas sobre a vegetação e pinturas rupestres, sobretudo pela falta de conscientização da população e a ausência do poder público nesse processo.

O grupo Amigos das Serras busca através dessa iniciativa sensibilizar a população local e os visitantes da importância da Serra da Caxexa ser transformada em unidade de conservação, vislumbrando ser ela uma das atrações turísticas mais importantes para o município e o estado da Paraíba.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube